Papa Francisco dedica mensagem aos jovens

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”, fruto da Assembleia do Sínodo dos Bispos de 2019, que teve como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” completa cinco anos em 2024. Neste contexto de celebração, o Papa Francisco enviou mensagem aos jovens de todo o mundo: “Cristo vive e ama-te infinitamente. E o seu amor por ti não está condicionado pelas tuas quedas ou pelos teus erros. Ele que deu a sua vida por ti, não espera pela tua perfeição para te amar”, destacou Papa Francisco.

“Queridos jovens, Cristo vive e quer-vos vivos! Queria, antes de mais nada, que as minhas palavras reavivassem em vós a esperança. De fato, no atual contexto internacional marcado por tantos conflitos, tantos sofrimentos, posso imaginar que muitos de vós se sintam desanimados. Por isso desejo começar, juntamente convosco, do anúncio que está no alicerce da esperança para nós e toda a humanidade: Cristo vive!”

No texto, o Santo Padre dirige-se à juventude, convidando os jovens a não se deixarem dominar pelo medo e pelo desânimo, mas a serem motores para o mundo:

“Recomendo que nunca deixeis faltar o vosso barulho bom, o vosso impulso como o de um motor limpo e ágil, o vosso modo original de viver e anunciar a alegria de Jesus Ressuscitado!”

Compartilhar com Cristo as alegrias e os sofrimentos

Em sua mensagem, o Papa parte do querigma, a proclamação da salvação que é o fundamento da esperança para toda a humanidade:

“Olha os seus braços abertos na cruz e deixa-te salvar sempre de novo, caminha com Ele como com um amigo, acolhe-O na tua vida e deixa-O compartilhar as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias da tua juventude. Verás que o teu caminho se iluminará e até os fardos maiores hão de se de tornar menos pesados, porque Ele os carregará contigo.”

“Fazei-vos ouvir!”

O desejo do Pontífice é de que todos percebam este anúncio como “vivo e verdadeiro” em suas próprias vidas e sintam o impulso de compartilhá-lo com seus amigos. “Sim, porque vocês têm esta grande missão: testemunhar a todos a alegria que vem da amizade com Cristo”, enfatiza Papa Francisco.

O Papa então recorda o seu primeiro contato, logo que foi eleito, com jovens de todo o mundo durante a JMJ no Rio de Janeiro, em 2013:

“Ao início do meu Pontificado, durante a JMJ do Rio de Janeiro, disse a vocês em alto e bom som: fazei-vos ouvir! “Hagan lio!”. E o mesmo continuo a pedir hoje: fazei-vos ouvir, gritai, não tanto com a voz mas sobretudo com a vida e o coração, esta verdade: Cristo vive! Para que toda a Igreja seja impelida a levantar-se e pôr-se incessantemente a caminho a fim de levar a sua Boa Nova a todo o mundo.”

Na conclusão da mensagem, o Papa expressa gratidão: “Queridos jovens, vós sois a esperança viva de uma Igreja em caminho! Por isso agradeço a contribuição para a vida do Corpo de Cristo”.