Papa Francisco celebra aniversário de 85 anos com alegria e simplicidade

Há 85 anos, no dia 17 de dezembro, nascia, no bairro das Flores, em Buenos Aires, Argentina, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O Pontífice comemora seu aniversário natalício quatro dias após completar 52 anos de ordenação sacerdotal. No início da manhã, o Papa começou o seu dia de forma especial: um encontro com pessoas que não têm teto para morar, que o presentearam com 85 girassóis, recordando que se deve orientar a vida em direção ao Senhor.

No dia de seu aniversário, agradecemos a Deus pela vocação do Santo Padre. Dom Walmor, que esteve com o Papa em diferentes oportunidades, enviou especial felicitação. Em recente entrevista, dom Walmor se recordou dos encontros marcantes que teve o privilégio de estar com o Papa: “ O Santo Padre é um irradiador de alegria, simplicidade e entusiasmo na missão de proclamar a Palavra de Deus, cultivando um jeito de ser que inspira o mundo a seguir os ensinamentos de Jesus”, disse.  Veja mensagem completa do Arcebispo da Arquidiocese de BH, neste 17 de dezembro:

Papa Francisco completa 85 anos. O senhor já vivenciou alguma experiência com o Santo Padre que o marcou?

Dom Walmor – Estive com o Papa Francisco em diferentes oportunidades, no exercício de meu ministério, a serviço do Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, como membro da Congregação para a Doutrina da Fé, também durante o Sínodo para a Amazônia e, mais recentemente, enquanto na presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Encontros muito marcantes, pois o Papa Francisco irradia alegria, simplicidade e entusiasmo na missão de proclamar a Palavra de Deus, cultivando um jeito de ser que inspira o mundo a seguir os ensinamentos de Jesus. Assim, todos que se fazem próximos do Papa têm a oportunidade de ser tocado pela beleza de sua presença evangélica e avançar na vivência dos valores do Evangelho, interpelados a professar a fé cristã com mais autenticidade.

Como a vida do Papa Francisco é um dom para a Igreja Católica?

Dom Walmor – A vida do Papa Francisco é oferta à Igreja, pois os olhares do mundo se voltam ao sucessor do apóstolo Pedro, em busca de uma palavra que inspire mudanças, de uma orientação capaz de ajudar a humanidade a ganhar novo rumo. Nosso amado Papa Francisco corresponde a essas expectativas magistralmente, conjugando admirável leveza com densidade, alicerçadas no seu jeito simples que remete a São Francisco de Assis. Há muitos séculos, São Francisco de Assis marcou a história da Igreja com lições que permanecem atuais e que estão sendo mais intensamente retomadas por nosso amado Papa, sobretudo agora com o Sínodo sobre a Sinodalidade na Igreja, uma interpelante convocação a novas respostas para que a Igreja cumpra de modo fecundo a sua missão neste tempo de tantas novas exigências. Um gesto profético que contribui para renovar a Igreja, sempre aberta à ação amorosa do Espírito Santo, em busca de profecia e solidariedade que mudem o mundo, em um olhar mais comprometido com os pobres e excluídos.

Poderia deixar uma pequena mensagem de felicitação ao Papa Francisco?

Dom Walmor – Partilho com muitos irmãos e irmãs do mundo todo a alegria de viver este tempo, tão desafiador, mas que conta com a luz do magistério de nosso Pontífice, com a força de seu testemunho e com a sua encantadora serenidade e liberdade interior, revelando incondicional confiança em Deus, grande amor à Igreja, à humanidade e aos pobres. Agradeço a Deus pelo dom de sua vida, pela beleza de seu testemunho de fé, que leva ao coração de cada pessoa o horizonte luminoso do Evangelho de Jesus. Todos os dias, rezo suplicando bênçãos para o seu ministério, que muito tem contribuído para o caminho missionário da Igreja. Parabéns ao Santo Padre por seu aniversário, seguimos juntos na missão, na bonita unidade dos que professam a fé cristã católica, para ajudar o mundo a mudar, ao sabor do Evangelho.