Você está em:

Papa Francisco anuncia que o Sínodo sobre a sinodalidade terá duas sessões – em 2023 e 2024

A 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada em duas sessões, com um ano de intervalo: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023, a segunda em outubro de 2024. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, no domingo, 16 de outubro. A decisão fundamenta-se no objetivo de que o tema da Igreja Sinodal, em decorrência da sua amplitude e relevância, possa ser objeto de discernimento por mais tempo, pelos membros da Assembleia e também por toda a Igreja. O Santo Padre invocou a Constituição Apostólica Episcopalis Communio, que contempla esta possibilidade (cf. o artigo 3).

De acordo com Papa Francisco, são muitos os frutos do percurso sinodal. Esses frutos, de acordo com o Pontífice, precisam amadurecer. “O Sínodo não é um acontecimento, mas um processo, no qual todo o Povo de Deus é chamado a caminhar junto em direção àquilo que o Espírito Santo o ajuda a discernir como sendo a vontade do Senhor para a sua Igreja”, sublinhou o Santo Padre.

O processo de escuta do Sínodo foi iniciado em 2021. Na etapa inicial, as Igrejas particulares, as Conferências Episcopais e outras realidades eclesiais refletiram sobre o Documento Preparatório. Agora, será inaugurada a etapa continental, com ênfase na escuta, no discernimento e no diálogo em âmbito regional.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH