Nesta quinta-feira, 8, o papa Bento XVI enviou uma nota ao povo do Rio de Janeiro, que vem sofrendo desde a terça-feira, 6, com as fortes chuvas e deslizamentos que até o momento já matou mais de 180 pessoas e deixou mais de 160 feridos. No texto, o pontífice expressa seu afeto e oração a toda a comunidade fluminense, de modo especial, às famílias vitimadas e àqueles que, nestes dias, têm trabalhado no socorro.
Através do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, a mensagem de Bento XVI chegou à arquidiocese do Rio de Janeiro, ontem, sinalizando a solicitude do papa.
Confira o texto, na íntegra
Exmo. Revmo. Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro
Informado sobre as trágicas consequências das inundações que semearam luto e devastação em tantas famílias do Estado do Rio de Janeiro, o Sumo Pontífice deseja assegurar a toda comunidade local a sua solicitude, recomendando as vítimas à misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para suas famílias, para os feridos e quantos perderam seus bens. Para todos os provados por este drama, sem esquecer-se das pessoas que participam na obra de socorro e assistência, Sua Santidade Bento XVI invoca reconfortantes graças divinas em penhor das quais lhes concede paterna benção apostólica.
Cardeal Tarcisio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade