O Santo Padre escolheu como tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011 – Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital.
O tema caracteriza-se por colocar ao centro de todos os processos da comunicação a pessoa humana.
Também em um tempo tão amplamente dominado – e, frequentemente, condicionado – pelas novas tecnologias, torna-se fundamental o valor do testemunho pessoal: enfrentar a verdade e assumir o compromisso de partilhá-la, para quem trabalha no mundo da informação e particularmente para os jornalistas católicos, a “garantia” de uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital.
A tecnologia, sozinha, não pode estabelecer ou promover a credibilidade de um comunicador: também não pode mudar os valores de referência com respeito a uma comunicação que continua a cruzar os limiares sempre novos das metas tecnológicas.
A verdade deve permanecer o ponto imutável também para os new-media e, assim, a era digital, alargando os confins da informação e do conhecimento, pode tornar-se idealmente mais próxima daquilo que representa o mais importante dos objetivos para todos os que trabalham no mundo dos mídia.
O tema lançado precede a Mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será publicada, como em todos os anos, no próximo dia 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
Acesse a mensagem na íntegra, em italiano ou inglês, clicando aqui.