Papa Bento XVI cria novo Conselho Pontifício

O papa Bento XVI anunciou a criação do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Para presidir o novo Conselho, o papa nomeou, hoje, o arcebispo titular de Voghenza, dom Salvatore Fisichella.

Bento XVI fez o anúncio da criação do novo dicastério na Basílica de São Paulo de fora dos muros na celebração das vésperas da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Segundo o papa, o novo Conselho terá a missão de “promover uma renovada evangelização nos países onde já ressoou o primeiro anúncio da fé e estão presentes Igrejas de antiga fundação, mas que assistem a uma progressiva secularização da sociedade e algo como um ‘eclipse do senso de Deus', que constituem desafios na busca por meios adequados de reapresentar a perene verdade do Evangelho de Cristo".

“Há regiões do mundo em que o Evangelho fincou raízes há longo tempo, dando origem a uma verdadeira tradição cristã, mas onde nos últimos séculos, com dinâmicas complexas, o processo de secularização produziu uma grave crise de sentido na fé cristã", acrescentou o papa.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, recebeu carta do secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, datada de 25 de junho, comunicando o ato do santo padre. Segundo o cardeal, o papa decidiu instituir o novo Conselho para “promover e favorecer a nova evangelização, preocupado com a fé e a situação eclesial em vários países de antiga tradição cristã”.