A Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, realiza no dia 9 de junho a Marcha Virtual pela Vida. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento dos valores fundamentais para que a sociedade brasileira tenha condições de enfrentar a pandemia do novo Coronavírus: a vida, a saúde e o SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação.
Para marcar presença na programação da Marcha pela Vida, a CNBB realiza amanhã, 9 de junho, às 10h, a live: “Pandemia e Igreja: cuidando e salvando vidas!”. Esta live tem como convidados o padre Paulo Renato Campos, assessor político da CNBB, o padre Patriky Batista, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e o médico André Luiz de Oliveira, médico representante da CNBB no Conselho Nacional de Saúde. A live será transmitida nas redes sociais da CNBB no Facebook, Instragram e youtube. Os internautas poderão participar enviando as suas perguntas.
Segundo o assessor político da CNBB, padre Paulo Renato, o objetivo da live é mobilizar os cristãos para se envolverem na Marcha pela Vida que está reunindo entidades, num movimento supra-partidário, que buscam assegurar que o Estado brasileiro garanta o direito à vida e à saúde. “Na live amanhã, buscaremos mostrar que a Igreja estende a mão por meio da solidariedade e de suas obras de misericórdia, mas busca também assegurar que o Estado cumpra seu papel de garantir os direitos humanos, as políticas públicas e os direitos sociais”, disse.
As organizações que integram a Marcha pela Vida assumem em seis pilares, que estão expressos em uma declaração divulgada na última sexta-feira, 29 de maio. São eles:
⦁ O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
⦁ As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
⦁ O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
⦁ A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
⦁ É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
⦁ A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.
Na programação da Marcha que acontece amanhã, durante o dia, além dos debates online, as entidades promoverão um tuitaço no dia, das 12h às 13h, com a hashtag: #MarchaPelaVida. Às 16h será realizado um ato político com a apresentação dos pontos essenciais defendidos no documento da Frente Pela Vida endereçada a parlamentares. A manifestação se encerra com apresentações culturais online transmitidas das 18h às 19h.
Programação da Marcha Pela Vida