Palestra sobre a Evangelii Gaudium dá início à Semana Teológica PUC Minas – Ista

Com palestra sobre o  tema “Igreja e sociedade à luz da Alegria do Evangelho” e auditório do Ista repleto de  sacerdotes, religiosos e leigos, o jesuíta padre Mário França de Miranda, SJ, abriu a 20ª  Semana Teológica, nessa terça-feira, dia 7 de outubro. O evento é realizado anualmente  pelo  Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da PUC Minas, e o Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista).

O sacerdote, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e   professor da PUC-Rio, destacou o momento atual da Igreja, segundo ele,  de grande   importância, dada a preocupação do  Papa Francisco com questões como a renovação espiritual e a maior escuta do Espirito Santo. “Algo que aconteceu há 50 anos, por ocasião do Concílio Vaticano II e que  está sendo retomado hoje. Por toda parte,  congressos visam recuperar as riquezas desse Concílio que ficaram um pouco esquecidas,  e que o Papa encampa  com todos os novos desafios que ele quer  enfrentar “.

Mas a verdadeira revolução que o Santo Padre  propõe, no entender de padre Mário França de Miranda, não diz respeito tanto às instituições, e sim à renovação  da dimensão mística da fé, da dimensão de oração , da escuta do Espírito Santo e  do discernimento  de liberdade do cristão,  ou seja, de tudo o que ficou em segundo plano. “O Papa quer chamar a atenção para o fato de que viver o Evangelho sob a conduta do Espírito é viver com mais liberdade e com mais alegria”, afirma.

E por ser profundamente evangélica, conforme destacou o sacerdote, a opção pelos pobres, é ponto central da Evangelii Gaudium. Padre Mário fez questão de lembrar que ser cristão é cuidar do outro, é sair de si, é viver uma existência para o outro, aquele que tem necessidades, como fez Jesus. “Ele foi atrás dos que estavam com necessidades de todo tipo, como Zaqueu, por exemplo,  que tinha muito dinheiro mas era necessitado porque  estava buscando a Deus.  No fundo,  ir ao encontro do outro,  é viver a caridade. Enfim, o  encontro Jesus  só acontece quando se assume o tipo de vida que ele ensinou com seu exemplo, como diz a Evangelii Gaudium,  e não apenas quando se fala sobre ele”.

Após a palestra do padre Mário França de Miranda, nesse primeiro dia da Semana Teológica, também foi apresentado o livro “Paulo VI e Dom Helder Câmara: exemplo de uma amizade espiritual”, de autoria do padre Ivanir Rampon.

O evento prossegue até o dia 10 de outubro, com mesas redondas. O encerramento será com a conferência do Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap, sobre “Evangelização: o aspecto missionário da catequese num mundo pós-cristão”.

As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas no local do evento- Instituto Santo Tomás de Aquino, na Rua Itutinga, 300, bairro Minas Brasil, Belo Horizonte.

Mais informações: (31) 3419-2821.

Confira a programação:

7/10 – terça-feira
8h / Abertura
8h30 / Conferência: Evangelii Gaudium nos interpela
Pe. Mário de França Miranda SJ
10h15 / Lançamento do livro Paulo VI e Dom Helder Câmara: exemplo de uma amizade espiritual, de autoria do padre Ivanir Rampon

8/10 – quarta-feira
8h / Conferência: Evangelii Gaudium e sua compreensão de Igreja
Frei Sinivaldo Silva Tavares
10h / Mesa-redonda: Reações à conferência
Pe. Luís Antônio Reis (Arquidiocese de Mariana)
Frei Gilvander Luís Moreira OC