Padres e convidados participam de sessão solene pelo Centenário de Dom João Resende Costa na PUC Minas

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra, nesta semana, de 17 a 22 de outubro, o Centenário de nascimento de Dom João Resende Costa.

Nesta segunda-feira, 18, o bispo auxiliar Dom Joaquim Mol presidiu sessão solene, no Auditório do Instituto Dom João Resende Costa, na PUC Minas – Coração Eucarístico.

A solenidade teve a presença das sobrinhas de Dom João Resende Costa, Daniela Lemos, Maria Amélia e Maria Luiza, além de seminaristas, padres e convidados. Todos assistiram a um vídeo em homenagem a Dom João, intitulado “Dom João Resende Costa – In laudem gloriae Dei” (Para o louvor da glória de Deus).

O bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, destacou o dom da Palavra e a simplicidade de Dom João: “Ele era capaz de se colocar disponível diante das pessoas mais simples. Foi uma pessoa importante para a Arquidiocese de Belo Horizonte, para a Igreja no Brasil e no Mundo”. E concluiu: “Sua herança é a fé. Um homem da Palavra de Deus seja na conversa, na homilia. Palavra confirmada pelo seu testemunho e envergadura moral”.

Durante o painel “Dom João: homem de Deus, pastor e amigo” padre Cleto Caliman lembrou: “Dom João foi um excelente irmão salesiano, pela sua humildade, bondade, capacidade de compreender as pessoas, com enorme simpatia”.

Padre João Batista Libanio resgatou a alegria de Dom João: “Tinha uma perspicácia grande para o cotidiano. Muito bem-humorado, tinha alegria de conviver com todos. Foram marcantes suas experiências no Vaticano II, na América Latina, na Política”.

O último painelista, Padre Nereu de Castro Teixeira, disse sentir saudades: “Tenho saudades do humor inteligente de Dom João, daquele homem simples, de voz maravilhosa, profundamente de Deus, saturado de profundo amor à Igreja”.

Ao final da sessão solene foi descerrada a Placa Comemorativa pelo Centenário de Dom João Resende Costa. Momento de grande alegria e emoção.

A próxima homenagem a Dom João será no dia 19, terça-feira, às 20h30, Celebração Eucarística Solene presidida por Dom Serafim, Cardeal Fernandes de Araújo, concelebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, bispos e padres. A celebração será realizada no Santuário de Adoração Perpétua – Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários) e será transmitida pela TV Horizonte (22 NET, 24 OI e 19 UHF). Todos são convidados.