Padres da Arquidiocese se reúnem para a 1ª Assembleia Geral Clero de 2018

Os sacerdotes que se dedicam às comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 8, para a Assembleia Geral do Clero, que teve como tema o Ano do Laicato, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Conforme explicou o arcebispo dom Walmor,  a Assembleia Geral do Clero é oportunidade para fortalecer ainda mais a comunhão entre diáconos, padres e bispos. Trata-se também de oportunidade para partilhar informações importantes a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela Arquidiocese.

Sobre o Ano do Laicato, dom Walmor disse que a avaliação feita mostra um caminho já percorrido pela Arquidiocese, na tarefa de garantir cada vez mais protagonismo aos féis leigos e leigas na vida da Igreja. Mas sublinhou que ainda há um percurso a trilhar. O Arcebispo destacou que cada paróquia deve investir para ter o seu conselho pastoral e o seu conselho de administração. “Sobretudo porque reconhecemos que a nossa grande força evangelizadora está exatamente no laicato.” Assim, os bispos, padres e diáconos, conforme pontuou dom Walmor, devem promover, sempre, a comunhão e a participação dos fiéis leigos.

A Assembleia Geral do Clero é realizada duas vezes a cada ano. Além da Assembleia Geral, são organizadas duas Assembleias em cada Região Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte.