Padre Wallafe Augusto nos indica leitura sobre a arte da confiança e transformação

Foi no curso de Teologia da PUC Minas que o padre Wallafe Augusto, pró-reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, teve o primeiro contato com o autor e padre tcheco Tomás Halíck. Desde então se tornou um leitor constante de suas obras, tendo adquirido vários livros do autor. Essa semana, na nossa Dica Literária, padre Wallafe compartilha conosco a sua descoberta nos apresentando: “Toque as feridas – sobre o sofrimento, confiança e a arte da transformação.”

Publicada pela editora Vozes, a obra de Tomás Halíck traça um itinerário espiritual e, como o próprio nome diz, revela a possibilidade de o leitor encontrar a fé à medida que se torna mais sensível ao sofrimento da humanidade, tocando as feridas do mundo. “O livro nos mostra a iniciativa de enxergarmos o sofrimento dos outros e ali vermos Deus”, diz padre Wallafe, nos lembrando que o nosso Deus é um Deus ferido, que sofre conosco: “Assim podemos encontrá-lo em todo o lugar, sobretudo onde as pessoas sofrem.” A obra que tem como tema a espiritualidade traz, como exercícios,  14 meditações.

Padre Wallafe é um leitor assíduo e costuma dedicar tempo diário ao saudável hábito. Além dos temas de formação, gosta de literatura, poesia e história brasileira. Atualmente recomenda como principal indicação a leitura da obra completa de Tomás Halíck.