Padre Robson Reis indica leitura sobre “A coragem de ser imperfeito”

Não são poucos aqueles que contam com a ajuda de um livro para tornar mais claras as ideias em momentos difíceis, de escolha e tomada de decisão. Nesta semana, na Dica Literária, padre Robson Reis, administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em Lagoa Santa, nos sugere leitura que o ajudou em um momento muito marcante de sua vida: a entrada para o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. “Eu estava exatamente discernindo para entrar no Seminário quando li o livro `A coragem de ser imperfeito` da escritora e cientista social americana Brené Brown”, recorda.

A obra que chegou em suas mãos como um presente, foi lida sem resistências e o ajudou. Naquele momento, padre Robson já havia concluído sua graduação em Administração e trabalhava no setor financeiro de uma grande multinacional, precisou coragem para transformar a vida e vivenciar profundamente  sua vocação. “Em uma linguagem clara e tranquila o livro nos ajuda a não ter medo de nos colocarmos como vulneráveis, a ter compaixão, porque vemos no outro a nossa própria vulnerabilidade”, explica. Outro ponto interessante da leitura é a reflexão sobre a imperfeição. “Não precisamos ser perfeitos para realizar algo importante para nós, para ser padre, por exemplo”.  Padre Robson lembra que ao tomar a sua decisão assumiu grandes responsabilidades, foi envolvido pela graça de Deus, mas ainda assim, continua a seguir o seu caminho humano, de espiritualidade e autoconhecimento. Em sua narrativa a socióloga traz para reflexão o desafio de que podemos arriscar a  realizar algo, com as ferramentas que dispomos. A obra estimula também ideias como o autocuidado, “cuidar de mim, para cuidar do outro”, observa padre Robson nesta interessante Dica Literária.