Padre Jeferson Martins indica leitura que inspira a sua vida e homilias

Padre Jeferson Martins da Conceição, que se dedica à evangelização na Paróquia Santa Dulce dos Pobres, no Aglomerado da Serra, nos traz uma dica de leitura que foi transformadora para a sua vida: Obras completas de Santa Teresinha do Menino Jesus. As relíquias da Santa, conhecida como a Rosa do Carmelo, peregrinaram na Arquidiocese de Belo Horizonte, entre os dias 13 e 20 de junho, atraindo multidões de todas as idades. Padre Jeferson iniciou sua devoção ainda criança, já que seus pais são da região da Serra do Cipó, lugar que tem Santa Teresinha como protetora. Mas foi, em 2017, época em que estudou com os freis carmelitas, que o Padre leu pela primeira vez as obras completas, nossa Dica Literária desta semana.

O livro traz o que pode ser considerado uma preciosidade, todos os escritos de Santa Teresinha do Menino Jesus, que não se perderam, estão reunidos na obra, que inicia-se com o livro História de uma alma. Neste livro, Santa Teresinha descreve a conversão e como enxergou o mundo a partir da ação de Deus em sua vida. A obra traz também as cartas que a jovem Teresinha trocava com seus familiares, com as irmãs do Carmelo e com os seus amigos e ainda as poesias escritas por Santa Teresinha, dedicadas ao vazio, e também os Desabafos espirituais. “Outra parte interessante são as Recreações Piedosas, que Santa Teresinha desenvolvia, já no Carmelo. Entre elas, está uma peça de teatro, na qual ela representou o papel de Santa Joana D´Arc”, recorda padre Jeferson.

Neste livro, os leitores poderão partilhar ainda das orações escritas por Santa Teresinha, muitas delas viraram música, assim como os últimos escritos da Santa, colóquios e até pequenos bilhetes. “Santa Teresinha nos ensina, por meio da sua Pequena Via, como é possível nas coisas simples, nas pequenas realizações do nosso cotidiano, do nosso trabalho, dos nossos estudos, nos aproximar de Jesus, transformando a nossa vida, e assim, nos aproximando do que o próprio Cristo sonhou para nós”, sublinha padre Jeferson, lembrando que as Obras completas de Santa Teresinha do Menino Jesus inspiram sua vida cotidiana, o seu discernimento e estão presentes em suas homilias, na Paróquia Santa Dulce dos Pobres.

As obras completas trazem também os três Manuscritos de Santa Teresinha, chamados de A, B e C. “O Manuscrito B é o meu preferido, dado a sua simplicidade e profundidade”, observa padre Jeferson, recordando o texto a “Alma enamorada”, onde Santa Teresinha se utiliza de uma simples, mas linda e profunda metáfora para explicar como o amor de Deus impulsiona as nossas vidas.