Padre Hélio Parreiras indica leitura que conduz à vida

Ler devagar, pensando e refletindo sobre cada palavra ou ensinamento é o modo que o Padre Hélio Parreiras, Vigário Episcopal para Ação Missionária nas Vilas e Favelas, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, gosta de se relacionar com os livros. Dos romances aos títulos de formação e espiritualidade, ele passa por vários estilos e faz uma interessante observação: “Não gosto de ler nada correndo.”

Saboreando as leituras e seus ensinamentos em ritmo próprio, Padre Hélio é um admirador do Papa Francisco e do seu poder de comunicação: “O Papa consegue fazer reflexões profundas de uma forma direta e até desconcertantes para muitos.” E é justamente um livro do Pontífice que ele nos traz como a “Dica Literária” desta semana: A Exortação Apostólica Evangeli Gaudium.

A Exortação traz em seu texto a alegria do encontro com Jesus. “Preenche o coração e a vida inteira”, diz padre Hélio.  Neste encontro o leitor irá perceber uma alegria profunda, um sentimento pascal. “A ausência desse sentimento revela um mal estar, a dureza com os outros”, completa, nos lembrando que a vida não é livre de dificuldades que fazem parte da nossa existência, no entanto há uma paz que unifica o ser humano: “que é saber-se salvo”.  A leitura da Evangeli Gaudium é descrita como um tesouro por padre Hélio:  “É uma fonte de vida e alegria que contrasta com a tristeza individualista. A experiência nos conduz ao júbilo do reencontro com Cristo.”

A Exortação trabalha muitos conceitos profundos e interessantes. Por isso Padre Hélio recomenda que sua leitura seja feita pausadamente, acompanhada pela Bíblia. Assim o leitor pode ler as passagens bíblicas de acordo com o que avança na Exortação Apostólica. A leitura está disponível também na forma de e-book, o que permite que a Evangeli Gaudium esteja também no smartphone de cada um.