Padre Evandro Maria indica leitura para vivermos com maior autenticidade e alegria

Padre Evandro Campos Maria, reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) e do Convivium Emaús, nos traz como a dica literária desta semana o livro “Os Apóstolos”  escrito pelo Papa Bento 16.  Neste livro, sublinha o padre Evandro, o Papa Bento XVI faz um caminho muito  interessante, ao demonstrar que o Senhor é quem faz o primeiro movimento de aproximação ao grupo de Seus discípulos.  O Papa percebe que primeiro o grupo dos apóstolos é chamado amorosamente pelo Senhor, mostrando a figura, a presença, o cuidado de Jesus: “O Seu coração, manancial de vida, que chama, que elege, que  escolhe para estar com Ele.”

Na obra, o Papa Bento XVI faz uma uma descrição de cada um dos 12 apóstolos. “Ao longo da obra, a gente vai percebendo como é bonito este itinerário, cada um tem a sua vida, a sua história, o seu dom e limites. Jesus valoriza cada um na sua singularidade”, recorda padre Evandro, observando que no grupo dos apóstolos havia letrados e iletrados, gente do povo e da classe alta, pecadores e aqueles que já estavam fazendo o itinerário de conversão. “Jesus chama a cada um. Assim, o livro nos faz sentir, ao lado dos 12 apóstolos, que nós também somos chamados, uma escolha de amor”, observa.

Em capítulos, o Papa descreve como foi o itinerário missionário de cada um desses apóstolos. “Ao seguir Jesus, ao conviver com ele,  somos enviados por ele, em seu lugar, para levar o seu amor”, recorda padre Evandro, sublinhando ainda aos leitores: “este é um livro fascinante e interessante e que vai lhe ajudar muito a viver com mais autenticidade e alegria o discipulado e a missão.”