Um Museu como presente para os devotos do beato padre Eustáquio. O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz apresentou às comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte o novo espaço que guarda preciosidades. Dentro da exposição que traz o tema: “Padre Eustáquio ao coração do povo”, os fiéis poderão conhecer de perto instrumentos litúrgicos, como uma bíblia, a cruz e vestimentas que pertenceram ao beato, assim como confessionário onde o sacerdote passava longas horas de seu dia, atendendo fiéis. Também integram o acervo objetos pessoais, como um antigo documento escolar.
O Museu traz uma interessante linha do tempo, que começa em 1800, na França, ano em que o beato, aos 15 anos, ingressou para a congregação dos Sagrados Corações, finalizando em 2006, com a Beatificação celebrada no estádio do Mineirão. Compõe a exposição, uma sala com arquibancada e um telão, revivendo o dia da beatificação. O espaço traz também imagens de uma procissão com a participação do padre Eustáquio.
A inauguração do Museu e da exposição “Padre Eustáquio ao coração do povo” aconteceu durante celebração dos 80 anos de falecimento do beato, contando com a fraterna presença de dois de seus sobrinhos: Will Van Den Boomen e Jan Van Den Boomen.
O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz está localizado na Rua Padre Eustáquio, 2405 – Bairro Padre Eustáquio.
Informações: (31) 3462-6557