Padre Dinamar Gomes indica valiosa leitura sobre a religião na sociedade de mercado

Desejo, Mercado e Religião. A obra escrita pelo teólogo católico e cientista da religião Jung Mo Sung é a interessante indicação de leitura desta semana, recomendada pelo padre Dinamar Gomes, pároco da Paróquia São José e São Gabriel Passionista, em Belo Horizonte, e vigário episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida (Rensa). O livro analisa a religião como uma força de mercado e ao mesmo tempo de oposição a ele. Jung Sung pretende ampliar a compreensão do papel do Cristianismo, sobretudo em favor dos menos favorecidos. “O autor tem um olhar muito lúcido sobre os cenários da atual realidade social, questões religiosas e do mercado no mundo em que vivemos”, observa padre Dinamar.

A obra demonstra também os benefícios que a teologia é capaz de trazer ao mundo contemporâneo e reforça que a religião não pode ser tratada como um self service, onde ficamos com o que nos agrada e excluímos aquilo que a princípio não nos interessa. Padre Dinamar explica ainda que a obra é editada em capítulos autônomos, sendo  permitido ler de forma livre,  sem seguir a sequência da paginação.

Padre Dinamar, que agora está em sua terceira formação, no curso de psicologia, é um adepto das leituras de formação humana, espiritualidade e realidade social. Nesse sentido, ele recomenda o livro do autor coreano radicado no Brasil como uma obra que pode ajudar os sacerdotes a ampliar ainda mais as reflexões sobre a religião na nossa sociedade contemporânea.