Os principais compromissos do Papa Bento XVI para o mês de outubro

O Sínodo sobre a Nova Evangelização, a abertura do Ano da Fé e a canonização de sete Beatos, são os principais compromissos do Papa Bento XVI para o mês de outubro.

O Papa irá a Loreto – região italiana das Marcas – ajoelhar-se aos pés da Virgem da Santa Casa e confiar a ela – como fez, cinquenta anos atrás, o Papa João XXIII na vigília do Concílio – o bom êxito da reunião sinodal. A visita será três dias antes da Missa de abertura do encontro sobre a Nova Evangelização, programada para as 9h30 de domingo, dia 7, na Basílica de São Pedro. A Missa será também ocasião para o Pontífice proclamar Santa Ildegarda de Bingen e São João d’Avila “Doutores da Igreja”.

No dia 11 de outubro, durante a Liturgia Eucarística, que terá início às 10h locais na Basílica vaticana, Bento XVI abrirá o Ano da Fé.

Durante o Sínodo sobre a Nova Evangelização, o Papa doará à veneração universal da Igreja sete testemunhas da fé de épocas diferentes, no domingo, dia 21 de outubro. Na Missa das 9h30 (horário local), haverá a canonização dos Beatos Giacomo Berthieu, Pedro Calungsod, Giovanni Battista Piamarta, Maria do Monte Carmelo Sallés y Barangueras, Marianna Cope, Anna Schäffer e Caterina Tekakwitha, a primeira Santa de origem pele-vermelha (designação comum aos povos aborígines dos EUA, ndr).

Bento XVI presidirá a missa de conclusão do Sínodo, no domingo, dia 28.

No início de novembro, como em todos os anos, terá dois momentos de intenso recolhimento espiritual: no dia 2, às 18h, descerá à Cripta vaticana para rezar diante do túmulo dos Pontífices defuntos, e no dia seguinte, às 11h30, celebrará, na Basílica de São Pedro, a Missa em sufrágio pelos bispos, arcebispos e cardeais falecidos nos últimos doze meses.