Orientações para a prevenção da GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

A Arquidiocese de Belo Horizonte está sempre atenta a todas as questões relacionadas com a defesa da vida. A vida é um dom de Deus e, por isso mesmo, há um cuidado permanente com as pessoas, com a saúde pública.

A Igreja é a primeira a aderir e a se mobilizar nas campanhas envolvendo processos de esclarecimento, de orientação e formação sobre a saúde e defesa da vida.

As pastorais criadas exclusivamente para desenvolver ações neste sentido são um bom exemplo.

No caso especial da Gripe H1N1, a Arquidiocese orienta os padres a evitar medidas alarmistas, mas, sobretudo, a adotar  precauções sanitárias,a exemplo dos seguintes cuidados:

– a substituição da tradicional saudação da paz por momento de silêncio

– manter o recipiente de água “benta” seco

– recebimento da partícula na mão do próprio fiel

Os padres devem, sempre que possível, transmitir informações e orientações sobre os cuidados para que as pessoas possam se prevenir da gripe: como alimentação correta, hidratação, evitar os riscos de contágio.