Ordenação episcopal do monsenhor Júlio César – 13 de fevereiro

O monsenhor Júlio César Gomes Moreira será ordenado bispo durante Celebração Eucarística na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, no dia 13 de fevereiro, às 10 horas.

Os bispos ordenantes são: dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia.

Monsenhor Júlio César Gomes Moreira foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco, no dia 23 de dezembro de 2020.

Em razão da pandemia da covid-19, o convite é para que os fiéis vivenciem este momento especial a partir dos meios de comunicação e redes sociais.

Monsenhor Júlio César Gomes Moreira

Filho de Luís Gonzaga Moreira e Maria Janete Gomes Moreira, padre Júlio nasceu em Fortaleza (CE), em 18 de março de 1972. Bacharelou-se em Psicologia pela Universidade de Brasília em 1997 e em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima, em 2003. Especializou-se em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl (2011-2012).

Foi ordenado padre da Arquidiocese de Brasília em 6 de dezembro de 2003. Atuou como pároco da paróquia São José, em Brazlândia (DF), de 2004 a 2005. Também foi formador no seminário maior Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília, de 2006 a 2007, e no seminário propedêutico São José, de Brasília, de 2008 a 2010. De 2011 a 2015, foi reitor do seminário maior Interdiocesano São João Maria Vianney e do Seminário Propedêutico Santa Cruz, em Goiânia.

Também colaborou no Santuário do Santíssimo Sacramento, em Brasília, em 2016, e foi vigário episcopal do vicariato Centro de Brasília, no mesmo ano. Atualmente, vem exercendo as funções de coordenador da Comissão do Clero de Brasília (2019-2020), membro do Colégio dos Consultores e pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sobradinho-DF (2017-2020).