Dom Edmar José é o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

As Arquidioceses de Belo Horizonte e de Mariana celebraram nesse sábado, 11 de maio, a Ordenação Episcopal de monsenhor Edmar José da Silva, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nosso arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Celebração, que foi concelebra pelo arcebispo da Arquidiocese de Mariana, dom Airton José dos Santos, e pelo bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho. A Ordenação episcopal de dom Edmar José reuniu bispos, religiosos, sacerdotes de diversas dioceses, fiéis, familiares e amigos em uma bonita celebração no Parque de Exposição do Alto Rio Doce, a aproximadamente 57 km da cidade de Barbacena.

O arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, recordou que a Celebração que acolheu centenas de fiéis na Arquidiocese de Mariana, Igreja-Mãe de Minas Gerais, ultrapassa o rito, amizades e afinidades: “Somos a Igreja evocando o Espírito Santo soberano que vai transformar a vida de monsenhor Edmar nesse serviço bonito ao amado povo de Deus como sucessor dos apóstolos.” Dom Walmor sublinhou ainda a alegria do serviço, o qual significa gastar a vida para servir o amado povo de Deus, principalmente aqueles mais sofredores. O Arcebispo lembrou sobre a importância do exercício da escuta radical do Evangelho de Jesus Cristo no Ministério dos sucessores dos apóstolos: “É a partir da escuta que entramos no universo e na dor do outro, na vida de cada um, o que nos livra da coação, da dominação e da ganância.” Dom Walmor ainda lembrou: “Um bispo é chamado ao coração do mundo.”

“Servir ao Senhor com alegria.” Dom Edmar lembrou que o Salmo que escolheu para o seu Ministério recorda a gratidão pelas inúmeras graças recebidas em sua vida. Dom Edmar agradeceu a todos os presentes em sua Ordenação, expressou gratidão aos que participaram de sua trajetória, desde o seu primeiro Ministério, na Arquidiocese de Mariana, o Ministério de Coroinha, quando ainda criança, surgiu o seu sonho de se tornar um sacerdote. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pediu a todos que continuem rezando por ele, pois as orações muito o ajudarão em seu Ministério. Dom Edmar recordou o ensinamento de Santa Teresa de Jesus: “Uma lembrança fiel dos benefícios recebidos aumenta o nosso amor por Cristo e nos dá coragem para servi-lo”, sublinhando o seu agradecimento e louvor a Deus por tantos benefícios recebidos em sua vida. “É com o coração inundado de alegria que louvo e agradeço a Deus.”

Missas solenes

No domingo, 12 de maio, foram celebradas Missas Solenes na Igreja São José, no Alto Rio Doce e no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, Minas Gerais.

A nomeação do monsenhor Edmar José da Silva foi anunciada pelo Vaticano no dia 6 de março de 2024. “Deus me surpreendeu com este novo e desafiante encargo eclesial. Respondi SIM com alegria e temor, confiando na Sua graça e na força de uma Igreja sinodal, marcada pela corresponsabilidade evangelizadora”, sublinhou monsenhor Edmar.