Ordenação Episcopal e Início do Ministério de monsenhor José Otacio

As Arquidioceses de Belo Horizonte e Niterói, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma celebram, no sábado, 10 de agosto, a Ordenação Episcopal do monsenhor José Otacio Oliveira Guedes, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nosso arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e dom Lindomar Rocha Mota, bispo de São Luís de Montes Belos, em Goiás, serão co-consagrantes no rito de Ordenação, presidido por dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo metropolitano de Niterói. A Ordenação Episcopal de monsenhor José Otacio será no dia 10 de agosto, às 8h30, no Centro Esportivo Salesianos, na Rua Santa Rosa, 207, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

No mesmo dia de sua Ordenação, monsenhor José Otacio presidirá a sua primeira Missa como bispo, às 18h30, na Catedral Metropolitana de São João Batista, em Niterói. A Missa de apresentação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte José Otacio será no domingo, 1º de setembro, na Catedral Cristo Rei- nossa Igreja-Mãe.

Início do Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte

O monsenhor José Otacio Oliveira Guedes será acolhido pelas comunidades de fé da nossa Arquidiocese no dia 1º de setembro, domingo, com Santa Missa, às 10h30, na Catedral Cristo Rei.

Nomeação

Papa Francisco, acolhendo pedido do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes. A nomeação foi comunicada pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira, 15 de maio.

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo expressou alegria e gratidão pelo gesto do Santo Padre. “Nosso amado Papa Francisco, sempre atento às necessidades do povo de Deus em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeia monsenhor José Otacio para o ministério episcopal, confiando-lhe a missão de bispo auxiliar. O gesto do Papa Francisco fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de Proclamar a Palavra de Deus. Gratidão ao Santo Padre e ao monsenhor José Otacio, que oferece o seu ‘sim’ ao novo chamado da Igreja – a missão de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte”.

Monsenhor José Otacio Oliveira Guedes

Mineiro de São Sebastião do Maranhão, o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes nasceu no dia 26 de fevereiro de 1974 – filho de Adão de Souza Oliveira e Aulíria Alves Guedes. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1991, concluindo a formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999, e presbítero em 29 de agosto de 2000, por Dom Carlos Alberto Navarro.

Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio (2008-2012), mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2001), bacharel em Teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, Roma (1995-1998) e graduado em Filosofia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro – FSBRJ (1993-1994), monsenhor José Otacio foi padre formador no Seminário Maior da Arquidiocese de Niterói, vice-reitor (2001-2003), reitor do Seminário Maior (2004-2006) e formador dos seminaristas de Filosofia (2013-2016). Na Arquidiocese de Niterói, foi capelão da Igreja Imaculada Conceição, em Niterói (2001-2006), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores (2004-2006), pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda das Pedras, em Itaboraí (RJ), de 2006 a 2012. O sacerdote dedicou-se à direção do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói (2013-2016), foi assistente da Pastoral Universitária (2013-2016), coordenador dos Cursos de Teologia para Leigos e de Formação para catequistas da Arquidiocese de Niterói (2013-2016).

No campo acadêmico, lecionou exegese do Novo Testamento na graduação e pós-graduação da PUC-Rio (2003-2008; 2012-2017).

De 2017 a 2020, foi missionário na Arquidiocese de Porto Velho (RO), no projeto Igrejas Irmãs. Em Porto Velho, foi administrador da Área Missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo, e professor de Bíblia no Seminário São João XXIII e da Faculdade Católica de Rondônia.

Recentemente, dedicou-se à missão de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.