Durante a Oitava da Páscoa, cada cristão é convidado a vivenciar com alegria a certeza que Cristo Ressuscitou, fazendo de cada dia uma nova Páscoa. Após a celebração do Domingo de Páscoa, o cristão vivencia o período chamado de “Oitava da Páscoa”. São oito dias em que continuamos a celebrar as alegrias da Páscoa. Nesses dias, as Missas são celebradas de forma solene, a exemplo do domingo. O tempo da Páscoa é um período de grande alegria e a Igreja se reveste da cor branca.
De acordo com a coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético da Arquidiocese de Belo Horizonte, Neuza Silveira de Souza, nesta Semana da Oitava Pascal os textos lidos na liturgia da Palavra são destinados a uma reflexão sobre as aparições de Jesus. “Esses textos nos ajudam a consolidar a certeza sobre a ressurreição de Cristo”, explica.
A Oitava da Páscoa termina com a celebração do segundo domingo da Páscoa, o Domingo da Misericórdia, abrindo o tempo Pascal que continua até Pentecostes. “Trata-se de um tempo da alegria, compreendido dentro do Ciclo Pascal. Um tempo estabelecido pela Igreja para o cumprimento do dever pascal do cristão”, destaca Neuza Silveira.
Vivencie as celebrações da Oitava da Páscoa junto com a sua comunidade de fé.
Clique aqui e veja a paróquia mais próxima de vocês