Oficina de Vídeo na Rensc: dom Edson destaca importância da web na evangelização

A Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição promoveu no último sábado, dia 24 de junho, a oficina de vídeo com agentes da Pascom das Foranias da Rensc.

O jornalista Vinícius Rangel, profissional com vasta experiência em produção de TV, assessorou o encontro, apresentando a projeção dos audiovisuais veiculados na web.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2019, 80% do consumo global de internet será de conteúdo de vídeo. Ainda segundo as estatísticas, vídeos amadores online estão na 3ª colocação dos mais vistos.

Dom Edson Oriolo, bispo referencial da Rensc,  falou sobre a realidade da comunicação. “Hoje nós temos o mundo em nossos dedos. E para evangelizar, é preciso sabermos usar isso como ferramenta. Quanto mais técnica, ousadia na informação e relacionamento, mais eficientes seremos”.

Além de temas sobre produção e edição de imagens, Vinícius Rangel apresentou os vários formatos de vídeos, produzidos a partir de fotos, entrevistas e reportagens. Os participantes compartilharam experiências e assistiram a produções feitas pelas paróquias.

O vigário episcopal, padre Antônio Moacir, também deixou uma mensagem para o grupo, reforçando a importância do trabalho da Pascom e destacando o fortalecimento da Pastoral da Comunicação no âmbito regional.