Observatório da Evangelização: bispos fazem avaliação

Durante reunião realizada na PUC Minas, dia 24, dom Joaquim Mol e dom João Justino avaliaram os primeiros seis meses de atividades do observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Mol ressaltou a importância de todas as pessoas que compõem a equipe de colaboradores. Disse também que ter um Observatório significa buscar caminhos, e indicou pontos importantes para dar continuidade. “É necessário pensar de que forma as pessoas se servirão através do Observatório da Evangelização, ajudar as pessoas a dar um passo para frente, estimular grandes discussões, pensar de que forma poderão prestar um serviço à Igreja no Brasil. Para tal, é preciso pautar criteriosamente o que é observado de modo convidativo, tudo isso se tornará um grande caminho de acesso para este núcleo.”

Foram feitas considerações sobre os meios de comunicação criados pelo Observatório da Evangelização: blog, site e página do Facebook. O professor Edward Guimarães, secretário executivo do Observatório da Evangelização, comentou sobre as experiências observadas ao longo dos últimos seis meses, apresentou a equipe executiva e destacou as expectativas de trabalho para os próximos meses.

Dom João Justino, apontou desafios pertinentes ao trabalho desse núcleo. Também destacou a importância da relação do Observatório com os institutos de teologia da PUC Minas e do com o Vicariato de Ação Pastoral, a fim de que o Observatório seja mais conhecido nesse meio e tenha indicações de experiências significativas.

Sobre o Observatório da Evangelização

O Observatório da Evangelização tem o objetivo de pesquisar, analisar, refletir, intercambiar e divulgar, sobretudo por meio de Portal próprio, experiências significativas de evangelização no contexto atual e as correlações com as realidades sociais, políticas, econômicas, culturais e eclesiais, subsidiando a ação evangelizadora da Igreja Católica, com foco principal na Arquidiocese de Belo Horizonte e em intercâmbio com observatórios similares de outras regiões do Brasil, da América Latina e do mundo.

É um projeto da Igreja Católica a serviço da concretização da missão de evangelizar e fecundar a sociedade atual com os valores do Evangelho de Jesus Cristo. Em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte (2013-2016), definidas e assumidas na IV Assembleia do Povo de Deus, o Observatório se estrutura em três dimensões: espiritualidade encarnada e de comunhão, renovação da vida comunitária e inserção social da Igreja.