Obras na Catedral Cristo Rei avançam mais uma etapa

As obras na Catedral Cristo Rei nossa Igreja-Mãe avançam mais uma etapa, nesta quinta-feira, 18 de maio: com o auxílio de um guindaste, a torre sul recebe o lançamento dos quatro painéis restantes que serão montados para a realização da sua primeira concretagem. A montagem dos painéis é realizada antes do lançamento do concreto, servindo como moldes para a concretagem de cada etapa, até compor toda a torre. As torres compõem a estrutura da cúpula do templo.

Ainda nesta quinta-feira, a laje do estacionamento que recebeu uma grande concretagem – a maior já realizada nos trabalhos de edificação da Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte – está recebendo a montagem das armações dos pilares. Essa laje será, ao mesmo tempo, o piso de importantes setores que fortalecerão o anúncio do Evangelho, compondo um dos andares da Catedral.

A Catedral Cristo Rei está sendo edificada com a força da solidariedade

As obras da Catedral Cristo Rei avançam graças também às doações dedicadas ao Projeto Praça das Famílias Cristo Rei. Os gestos de solidariedade possibilitam a realização de um sonho com mais de um século de história: quando a Arquidiocese de Belo Horizonte foi criada, em 1921, o primeiro arcebispo metropolitano, dom Antônio dos Santos Cabral, planejou construí-la – catedral é a Igreja-Mãe de uma diocese ou arquidiocese. Diante dos desafios da época, o sonho foi adiado e, neste terceiro milênio, retomado com atualizações. A convite do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, o arquiteto Oscar Niemeyer apresentou uma concepção arquitetônica em 2010 e, em 2013, a Catedral Cristo Rei começou a ser construída, no epicentro geográfico da Arquidiocese de Belo Horizonte, que contempla a capital mineira e outros 27 municípios. A partir do novo projeto, a infraestrutura da Catedral Cristo Rei reúne ambientes dedicados ao cuidado com os pobres, à inclusão social a partir da cultura e da educação. No centro do conjunto arquitetônico, contornado por uma grande praça – a Praça das Famílias – está o templo, a Tenda da Paz.

A Catedral Cristo Rei está sendo construída também com a força da solidariedade: Clique aqui e vamos juntos ajudar a edificá-la.

Acompanhe, a seguir, os registros do avanço das obras: