Obra Social investe na alegria e no lazer contra a depressão e o stress

Uma bonita obra social ajuda a população do bairro São João de Deus e região,  em Ribeirão das Neves.  O trabalho das Irmãs da Congregação Pequenas Filhas de São José, acolhido pela Paróquia São João Batista, ajuda crianças, adultos e idosos a desenvolver seus dons artísticos, adquirir conhecimentos e a resgatar a alegria, muitas vezes esquecida na infância.

Para fazer frente à depressão e ao stress , as religiosas  que coordenam a Obra Padre José Baldo iniciam agora, em setembro,  um  momento de convivência  para a terceira idade,  destinado a pessoas  a partir de 40 anos. Toda quinta-feira a de 19 às 22 horas,  será realizada uma reunião para  recreação e lazer, com dança,  momento de oração,  e formação com palestras  sobre  saúde, politica, arte, educação e espiritualidade.

Todo o trabalho tem  o apoio da comunidade e é realizado  por meio de 90 voluntários, muitos deles paroquianos da Paróquia São João Batista.  Eles ajudam a população mais pobre da região proporcionando desde os cuidados necessários à saúde até a possibilidade de aprender novos ofícios  em cursos que colaboram para a geração de renda na comunidade. Professores voluntários atuam em oficinas ensinando aos alunos pintura em tecido, crochê, patwork , bordado arraiolo e origami, Artesanato com madeira,  corte e costura,  vagonite, tapeçaria arraiolo, biscui , pilates, alongamento,  zumba e violão para alunosde 8 a 80 anos de idade.

Um bazar ajuda a manter a Obra e, ao mesmo tempo,  oferece aos mais pobres a possibilidade de comprar roupas, sapatos, brinquedos e outros artigos doados pela comunidade, ao preços simbólicos. Na loja, são comercializados outros produtos, inclusive os produzidos nas oficinas de artesanato, também a preços bem acessíveis.  Os recursos desses dois estabelecimentos  são utilizados, basicamente, na compra do material para artesanato.

Um advogado atende as pessoas que precisam de alguma orientação jurídica. Frequentemente, a Instituição recebe cidadãos que cumprem penas alternativas, com  trabalho comunitário. E o mais interessante, é que muitos deles, segundo Irmã Ana Maria, uma das  três religiosas que atuam na comunidade, permanecem como voluntários.

A parceria com o Posto de Saúde garante a presença  um médico na comunidade.  A cada semana, são atendidas em torno e 20 pessoas.

No período da noite, a Obra Social cede o espaço para o funcionamento do EJA –Educação de Jovens e Adultos e para o Pré-Enem. Um telecentro mantido em parceria com o poder público oferece  noções básicas e informática em cursos de word e excel. Já concluíram  o curso 250 pessoas da comunidade. A população também tem um computador à disposição para acesso à internet.

Além da preocupação com a qualidade de vida dos moradores do bairro João de Deus, em Justinópolis, as religiosas não se descuidam dos momentos de oração e espiritualidade. “Estamos  envolvidas em todos os  projetos  da comunidade”, afirma Irmã Ana Maria.