Os religiosos e leigos do Dispensário São Paulo da recebem, no próximo sábado, as famílias atendidas para o almoço da Natal. Pelo menos 200 crianças são esperadas para festa que será realizada no Colégio Santa Rita. Cada uma delas receberá um presente de uma das famílias da comunidade. Obra social do Santuário São Paulo da Cruz, o dispensário é símbolo de acolhimento e amparo para a população de baixa renda, na Região do Barreiro.
Quase duas mil pessoas já foram atendidas pelo programa de cestas básicas. Em momentos de dificuldade, elas recebem os alimentos por quatro meses seguidos, tempo que tem sido suficiente para que consigam equilibrar as despesas com a casa.
Uma obra de amor e dedicação aos mais pobres
A obra social foi criada, em 1998, pelo padre José Mauro Pereira Bastos –mais tarde foi sagrado bispo, tendo exercido seu ministério na Diocese de Janaúba – visando à promoção e o resgate da dignidade humana. O lema permanece o mesmo: “Se não tivermos pão, sejamos pão”. Atualmente, está sob a orientação do reitor e pároco padre Alex Antônio Favará. A coordenação é compartilhada das leigas Maria Gonçalves de Assis (tia Lili), que cuida da espiritualidade, e de Zilá Rabelo, responsável pela administração.
O Dispensário atende as familias carentes todas as quartas-feiras, doando alimentos, roupas, móveis e eletrodomésticos, além de oferecer lanche para todos. O trabalho que beneficia, em média, 60 famílias, é realizado por 32 voluntárias. Elas atuam nas áreas de acolhida, rouparia, cozinha e alimentos.
Além de ajudar os mais necessitados com gêneros de primeira necessidade, o Dispensário São Paulo da Cruz também investe na promoção humana e na alegria daqueles a quem ajuda. Promove comemorações nas datas mais significativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e na Festa de Natal, procurando sempre celebrar com o maior número possível de crianças.
Voluntários e beneficiados afirmam que a amizade entre eles é muito gratificante, envolvendo várias gerações da mesma família. Muitas pessoas atendidas pelo Dispensário, ainda quando crianças, hoje comparecem aos eventos com os filhos, fortalecendo, assim, os laços comunitários.