Qual o propósito da nossa caminhada? O sentido da vida, livro do escritor e psicanalista italiano Contardo Calligaris é a dica literária desta semana, partilhada pela professora e diretora de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), Liza Fensterseifer. A obra de Contardo Calligaris é instigante, discute diversos temas relevantes e centrais para a humanidade, recorda a professora Liza, como vida, morte, felicidade, liberdade, transitoriedade, legado, convivência, vivências coletivas, encontros: “O livro nos traz reflexões necessárias, mas, especialmente, gosto do debate que ele provoca sobre a ideia de que a vida deve ser vivida no aqui e agora. Tudo isso discutido e pensado por alguém que dedicou uma vida inteira ao estudo e à compreensão da psiquê humana”, observa.
O sentido da vida foi entregue pelo autor poucos dias antes de sua morte, em 2021, reunindo textos breves, mas muito reflexivos, sobre a obrigação da felicidade que vivemos na sociedade contemporânea, o “morrer bem” e o sentido da vida. Assim, para tecer sua escrita, Calligaris transita entre memórias de infância, experiências clínicas e observações sobre arte, história e a Bíblia, refletindo sobre temas particulares, mas também universais.
Além dos livros técnicos da sua área de formação, a Psicologia, a professora Liza gosta de literatura de ficção, e cita alguns autores presentes em sua estante, como Ken Follet e Rosamunde Pilcher.