Você está em:

O novo é bom porque o velho é importante

 

Não há novidades futuras sem o devido reconhecimento de tudo o que já passou. Antes do futuro nos visitar, o passado já nos marcou. O encontro com o que há de vir, inevitavelmente, precisa considerar o que já chegou a nós e está selado em nosso interior.

Esperar pelo novo amanhã, pelo ano novo é algo que nos move, sem dúvida, mas é necessário rememorar o que nos marcou durante toda a passagem do ano que se finda. Projetamos um novo ano, vida nova, novos jeitos, hábitos, comportamentos, sentimentos, mas, se não houver uma avaliação sincera da maneira como nos portamos no ano vivenciado, podemos cair em nossa própria armadilha.

 

Não tenha medo de ousar, de reinventar-se, dar-se em novas oportunidades, valorizar o que ainda não recebeu real valor, amar sem segredos e desconfianças

Como vamos mudar nossos comportamentos se não avaliamos nossa postura? Que sentimentos teremos se não há uma profunda avaliação em nossa maneira de ser para o outro? Que oportunidades vamos abraçar no futuro se não valorizamos nada do que veio até nós nos últimos tempos? Que relações sadias teremos se mergulhamos no egoísmo mais refinado e isolamo-nos na maior parte do tempo?

Para construir um futuro certo é preciso garantir as certezas do passado. Não há motivos para querer ocultar ou envergonhar-nos pelos diversos acontecimentos que nos marcaram, com o passar de mais um ano. Eles devem ser aceitos, valendo-se de que fazem parte de nós, sejam eles acontecimentos bons, ou que não foram de acordo com aquilo que desejávamos.

Não tenha medo de ousar, de reinventar-se, dar-se em novas oportunidades, valorizar o que ainda não recebeu real valor, amar sem segredos e desconfianças. Seja a pessoa que tanto deseja ser, ponha energia em suas atitudes para garantir os sonhos que almeja realizar, faça acontecer o novo em sua vida. Realize o que ainda não teve coragem de fazer, mas tenha a consciência que não chegou vazio a este tempo de vida.

Você é resultado de muitas escolhas, relacionamentos, oportunidades, amores, palavras, ações… tem uma  bagagem “pesada”. Portanto, já pode definir com maior clareza o que lhe agrega valor nessa vida, e o que não. Seja uma novidade para o mundo no novo ano, mas não desmereça o velho que passou, porque é sabido que pelo reconhecimento do “velho” o novo sempre ficará mais novo.

 

Pe. Ederson Iarochevsk, OFM



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH