O Breviário da Confiança: padre Felipe Carvalho partilha leitura que nos ajuda a viver melhor, em cada dia do novo ano

Padre Felipe Carvalho de Macêdo, pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, é o autor da Dica Literária desta semana. Leitor assíduo de obras da espiritualidade cristã católica, ele descobriu sua vocação ainda na infância. “Sempre quis ser padre”, recorda. Aos 6 anos de idade, no dia em que sua avó completou 86 anos, tudo que o menino desejava era presentear a querida aniversariante com uma Missa celebrada por ele. A vocação o acompanhou desde sempre, como um projeto de vida, e o gosto pela leitura se firmou mesmo aos 16 anos. “Foi quando despertei o interesse pelo conhecimento e percebi que pelos livros poderia conhecer áreas e lugares que de outra forma eu não teria a mesma oportunidade.” Formado em filosofia pela UFMG, com aprofundamento na filosofia clássica e antiga e na teologia bíblica, padre Felipe se dedica sempre que pode à leitura de obras dos padres da Igreja do primeiro século e também aos temas fundamentais da filosofia. Gosta ainda da literatura e no momento está lendo Esaú e Jacó, do escritor brasileiro Machado de Assis.

Na Dica Literária desta semana, o livro indicado por padre Felipe é um primor que pode nos ajudar na nossa caminhada diária: Breviário da Confiança, escrito por Monsenhor Ascânio Brandão. Alguns motivos guiaram padre Felipe em sua indicação da obra. “É um livro acessível, de leitura simples, mas ao mesmo tempo profundo. Pode agradar tanto ao clero quanto aos leigos.”  A leitura do Breviário é rica. É um livro para ser lido ao longo dos 365 dias do ano, uma página para cada dia. “Como o próprio nome diz, são meditações breves, mas que nos ajudam a reler a nossa vida à luz da graça de Deus, mesmo nos tempos de adversidades, a lidar melhor com os conflitos”, explica. Padre Felipe também chama atenção para o período que vivemos, com as angústias e dificuldades trazidas pelos tempos da pandemia, um momento propício para a leitura deste Breviário.  É um livro que foi pensado “homeopaticamente” , compara. Assim, em pequenas doses, o leitor é presenteado com uma linguagem acessível, inspirada em santos como, Santa Teresinha do Menino Jesus, São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila. “São percursos onde aprendemos a ter mais confiança em nós, no outro e principalmente no grande Outro, que é Deus.”