“O Anjo Bom da Bahia”: Inspire-se na história da primeira santa nascida no Brasil

Você conhece a história da primeira santa nascida no Brasil? Santa Dulce dos Pobres era chamada de o “Anjo bom da Bahia” e dedicou a sua vida a amparar os mais vulneráveis. A história de vida missionária da Santa Dulce dos Pobres e sua influência para a juventude foi tema da Live Geração Santa, na terça-feira, dia 13 de agosto.

Participaram da Live o padre Jeferson Martins da Conceição, administrador paroquial da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, que fica no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e a jovem Ana Carolina Cezario de Souza, que faz partes de várias pastorais da Paróquia e também é catequista infantil.

A Live foi transmitida pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Assista à Live e saiba como Santa Dulce dos Pobres pode inspirar os jovens!

Santa Dulce, missionária dos pobres

Santa Dulce dos Pobres, conhecida também como Irmã Dulce, religiosa católica brasileira, nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de maio de 1914, e faleceu em 13 de março de 1992.

Desde jovem, Irmã Dulce já dedicava profunda compaixão pelos pobres. Aos 13 anos, ajudava mendigos e doentes.
Aos 18 anos, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, Sergipe, escolhendo o nome de Irmã Dulce em homenagem a sua mãe, que falecera quando ela tinha apenas sete anos.

Após aprofundar sua formação religiosa, Irmã Dulce retornou a Salvador e, em 1939, iniciou seu trabalho solidário no Convento de Santo Antônio, amparando doentes e mendigos que viviam nas ruas e também os leprosos.

Em 1959, Irmã Dulce fundou a “União Operária São Francisco”, que oferecia apoio médico aos operários e suas famílias. Mais tarde, essa organização se transformou na “Associação Obras Sociais Irmã Dulce”, que se tornou uma das maiores organizações de prestação de serviços sociais do Brasil.

Em 1988, Irmã Dulce foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento ao seu incansável trabalho dedicado aos pobres. Nesta época ela já era conhecida como “O Anjo Bom da Bahia”.

Irmã Dulce faleceu em 13 de março de 1992, deixando um legado imenso de amor, bondade e caridade. Em 2019, ela foi canonizada pelo Papa Francisco, tornando-se a primeira santa nascida no Brasil.