Núncio Apostólico para o Brasil é acolhido pela presidência da CNBB

O novo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, foi acolhido durante Missa na Catedral Metropolitana de Brasília (DF), que marcou a recepção do novo representante da Santa Sé pela comunidade eclesial da capital do país, bem como pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Giambattista Diquattro visitou também a sede da CNBB. A Missa de acolhida, presidida pelo Núncio Apostólico na quarta-feira, 3 de fevereiro, reuniu o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o primeiro vice-presidente, dom Jaime Spengler, o secretário-geral, dom Joel Portella; o presidente do Regional Centro-Oeste, dom Waldemar Passini; o arcebispo Militar do Brasil, dom Fernando Guimarães; o eleito bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte , monsenhor Júlio César Gomes; representantes do clero em Brasília; religiosos e religiosas.

“O salmo responsorial nos responde à pergunta mais íntima nestes últimos tempos. Deus tem compaixão de seus filhos como pai.”, assim iniciou a sua homilia dom Giambattista. “O coração de Deus está voltado para nós”. O Núncio lembrou que “Deus manifesta a sua compaixão por aqueles que o temem. Isto é, para aqueles que reconhecem sua grandeza e admitem sua própria pequenez. Nossa pequenez consiste em sermos feitos de barro, a graça consiste em que neste pó, que somos nós, Deus soprou seu Espírito. Se vivemos a sua graça, vivemos pelo Espírito de Deus”.

Acolhimento

Dom Walmor manifestou a sua alegria em poder receber dom Giambattista. “Na sua pessoa, está a pessoa do Papa Francisco, que o envia como servidor nessa Nunciatura Apostólica de grande importância na história da Igreja em todo o Brasil. Quero dizer ao senhor da nossa amizade, respeito e colaboração, e reafirmar o nosso grande compromisso com o Papa Francisco neste momento desafiador para toda a humanidade.”

O presidente da CNBB ressaltou que a Conferência, juntamente com a Nunciatura, deseja “dar respostas novas como Igreja à luz dos valores do Evangelho”.

Visita à sede da CNBB

Após a Missa, dom Giambattista fez uma visita à sede da CNBB, onde foi recebido pela presidência e subsecretários. Na oportunidade, o Núncio conheceu toda a sede – capela, auditório, centro de documentação, salas da presidência e a loja da Editora, a Edições CNBB.