A Novena de Natal da Arquidiocese de Belo Horizonte é motivo de união e alegria entre as comunidades da Igreja Santo Antônio, uma das igrejas que integram a Paróquia de Todos os Santos, no bairro Providência. Mais de 30 pessoas se uniram, em oração, para vivenciar o advento. A iniciativa fortaleceu os vínculos familiares e os laços de amizade entre os vizinhos, que decidiram continuar se reunindo para rezar, mesmo após a conclusão da novena .
A coordenadora das comunidades da Igreja Santo Antônio, Kátia Amaral Soares, explica que a novena foi organizada de modo a contemplar especialmente os vizinhos com dificuldades de locomoção. Assim, as reuniões foram programadas para ocorrer nas casas de pessoas com deficiência, idosos e enfermos. Em geral, companheiros de caminhada que passaram a viver mais recolhidos. “ Essas pessoas que durante tantos anos caminharam conosco, não poderiam ficar excluída em um momento tão especial e bonito”.
Além da religiosidade e da amizade que envolvem os relacionamentos entre os moradores da região, Kátia Amaral atribui o entusiasmo com a Novena de Natal ao tema “E a Palavra se fez Carne e veio morar entre nós”(Jo 1,14) e forma como está sendo apresentada neste ano. “A Novena veio com um tema que amamos. Além disso, está mais dinâmica ao promover a participação de todos, fácil de ser compreendida, e com lindas ilustrações” – observa.
Neste ano, segundo a coordenadora, a comunidade viveu uma forte experiência de evangelização. “Três famílias que se uniram a nós nesse momento já disseram que vão permanecer na caminhada, participando das atividades da igreja. Estamos todos muito mais próximos, mais amigos, e nossas famílias vivendo um bonito momento, pois mesmo com as dificuldades do dia a dia, elas se encontram para vivenciar o amor em Jesus”.
Confira, aqui, como adquirir a sua Novena de Natal
Alguns passos que podem ajudar na preparação da Novena de Natal em família
– Marque um encontro com as pessoas que vão participar da organização da novena para definir as casas, dias e horários.
– Consulte seus familiares sobre a possibilidade de acolherem em suas casas o encontro para a oração da novena.
– Divulgue o calendário elaborado pelos organizados para toda a família.
– Certifique-se de todos poderão acompanhar a novena por meio da publicação elaborada pela Arquidiocese, para que haja uma participação efetiva
– Combine com as pessoas presentes qual a função cada um terá no momento da oração.
_ Além do presépio, o locais onde a novena será rezada poderá ser adornada com outros símbolos, como a vela que deverá percorrer a casa de cada um dos familiares ou uma imagem do Menino Jesus.
–Convide algum familiar que seja músico para ajuda a animara novena e selecione músicas que a maioria das pessoas saiba cantar
– Promova, também ações de solidariedade a serem realizadas por todos no decorrer da novena.
– Procure assumir o compromisso de orar e sempre realizar ações de solidariedade.