Novena de Natal: uma família que reza unida

A Novena de Natal é um momento muito especial de oração e reflexão que enriquece a vivência do Tempo do Advento: as quatro semanas que antecedem o Natal e que a Igreja dedica à preparação para o nascimento de Jesus. A Novena de Natal da  Arquidiocese de Belo Horizonte tem proporcionado a oportunidade para a conversão e o fortalecimento dos laços  familiares, entre vizinhos e comunidades. Um bonito exemplo é a família Corrêa, que cresceu se reunindo para rezar a Novena de Natal, um gesto que já está na terceira geração.

Aos 43 anos de idade, a professora Viviane Cury Corrêa, décima quarta filha do senhor Amâncio Corrêa Filho e dona Leila Cury, conta que desde bem pequena se lembro da família se reunindo para rezar a Novena. “Sou filha do segundo casamento do meu pai, pois ele era viúvo com 13 filhos, quando se casou com minha mãe. Um homem católico, foi ministro da Eucaristia e tinha muita fé. Ele caminhou ao lado de duas mulheres incríveis: Luiza Silva, mãe dos meus irmãos e Leila Cury minha amada mãe. Duas mulheres que estiveram ao seu lado enquanto viveram, com muita dignidade e amor, sempre incentivando os filhos a crescer na fé” – recorda.

Viviane conta que o pai faleceu em 2010, no dia do Natal, e neste ano de 2017 ele faria 101 anos. “Mesmo após a sua partida, já não tendo a presença física também das nossas mães, eu e meus irmãos continuamos a tradição da nossa Novena. Nos reunimos todos os anos, cada dia da Novena na casa de um de nós, para rezarmos juntos e continuarmos a regar a semente da Fé que nosso querido pai plantou em nossos corações”.

Confira, aqui, como adquirir a sua Novena de Natal

Alguns passos que podem ajudar na preparação da Novena de Natal em família

– Marque um encontro com as pessoas que vão participar da organização da novena para definir as casas, dias e horários.

– Consulte seus familiares sobre a possibilidade de acolherem em suas casas o encontro para a oração da novena.

– Divulgue o calendário elaborado pelos organizados para toda a família.

– Certifique-se de todos poderão acompanhar a novena por meio da publicação elaborada pela Arquidiocese, para que haja uma participação efetiva

– Combine com as pessoas presentes qual a função cada um terá no momento da oração.

_ Além do presépio, o locais onde a novena será rezada poderá ser adornada com outros símbolos, como a vela que deverá percorrer a casa de cada um dos familiares ou uma imagem do Menino Jesus.

–Convide algum familiar que seja músico para ajuda a animara novena e selecione músicas que a maioria das pessoas saiba cantar

– Promova, também ações de solidariedade a serem realizadas por todos no decorrer da novena.

– Procure assumir o compromisso de orar e sempre realizar ações de solidariedade.