Você está em:

Novena de Natal: comunhão e conversão à luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra


A Novena de Natal da Arquidiocese de Belo Horizonte reúne a cada ano mais e mais pessoas que atendem ao chamado para vivenciar, no Advento, a preparação para a chegada do Menino Jesus. Neste ano, 80 mil exemplares estão circulando nas famílias, nas comunidades de fé e nas Paróquias, tornando ainda mais viva a centralidade do Senhor na celebração desta data tão importante para o Cristão.

O exemplo parte de casa. Na sede da Mitra Arquidiocesana, os colaboradores encerraram na quinta-feira, dia 21 de dezembro a Novena de Natal, que foi conduzida por bispos, padres e leigos, numa bonita comunhão entre os irmãos, e de todos com Deus. Oportunidade para a vivência de momentos ricos de reflexão, oração e amadurecimento da fé.

Essa mesma experiência de amor a Deus e ao próximo se repetiu em milhares de casas e igrejas da Capital e dos 27 municípios que integram a Arquidiocese. Testemunhos e fotografias mostram a importante ação evangelizadora que tomou conta da Igreja Católica em Belo Horizonte. São muitos os registros da participação do Povo de Deus nesta iniciativa conduzida à luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.

Na Pequena Fraternidade Maria, Serva do Senhor, e na Fraternidade Rabuni, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Castelo, a oração reuniu familiares e vizinhos. “Que possamos também viver esse momento de preparação para o nascimento do Menino Jesus com grande devoção, lembrando que o Natal é a festa do amor de Deus que se fez família” – afirma a mensagem do grupo Rabuni, enviada à Arquidiocese.

Amigos da Comunidade São José, na Paróquia Santo Antônio, em Nova Lima, e da Comunidade São Judas Tadeu, no Conjunto CBTU, que integra a Paróquia São Domingos, se empenharam para organizar e realizar a Novena, com alegria e dedicação. O mesmo ocorreu com o Grupo Divino Espírito Santo, da Comunidade São Miguel Arcanjo , na Paróquia Maria Estrela da Evangelização, bairro Santa Cecília, Belo Horizonte, e  com o
Grupo da Comunidade Santo Antônio de Pádua, no bairro Imbiruçu, que integra Paróquia São Cristóvão,  em Betim,  que também enviaram os registros de seus encontros.

“Queremos compartilhar a nossa imensa alegria ao realizarmos a Novena de Natal 2017.
Achamos que esse ano o livrinho da novena nos trouxe realmente uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, com suas orações, preces, leituras da Palavra e a montagem do presépio, além dos compromissos que levaram a uma vivência da Palavra, pois cada um teve a oportunidade de mergulhar em si mesmo” afirmam os integrantes do grupo da Paróquia Divino Pai Eterno.

Na Paróquia Paróquia Sagrada Família, amigos e familiares afirmaram: “a novena marcou muito ,pois estivemos juntos com muita alegria,esperando a vinda do Senhor.” Os grupos da Paróquia São Geraldo (BH), que se reúnem há vários anos, e da Rua das Lanranjeiras, em Sabará, fizeram questão de registrar esse importante momento.

Para os fiéis da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, no bairro Santa Tereza (BH) essa foi uma importante oportunidade para a divulgação do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra”. Oportunidade também aproveitada pelo grupo de oração da Capela São João Batista, na Paróquia Santa Terezinha.

No município de Pedro Leopoldo, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Santo Antônio , na cidade de Pedro Leopoldo, agradece a Deus pela abençoada novena, que reuniu “pessoas de muita fé, realmente com espírito evangelizador”.  O Setor Santo Antônio, da Paróquia São Benedito também  viveu momento de intensa espiritualidade natalina.

Já na Paróquia São Gonçalo , os participantes contam que uma das pessoas que acompanharam a novena revelou a todos a ação e o amor de Deus em sua vida. Ela não participava da Igreja Católica, mas, ao concluir a novena, permaneceu com o grupo, passando a atuar nos movimentos da igreja na comunidade.

Já os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Camargos (BH), se entusiasmaram com o livro da novena deste ano. “Ficou maravilhoso aprovado por todos, temas lindos” – afirma a coordenadora do grupo.

Durante toda essa semana, fiéis, jovens e membros de pastorais e movimentos do Santuário São Paulo da Cruz se reuniram para rezar a Novena de Natal 2017. A comunidade se reuniu diante da o presépio, para refletir sobre a encarnação do Verbo de Deus, Jesus Cristo, que mudou o curso da história, os destinos do homem e do mundo.

Na Paróquia Nossa Senhora da Anunciação,  crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos se caracterizaram de personagens bíblicos, no encerramento da Novena de Natal. O desafio era utilizar objetos que tivessem em casa e, principlamente, estudar um pouco sobre a vida da pessoa que estivessem representando.

 

 

No Condomínio Metrópole, em Nova Lima, um bonito testemunho

“Decidimos nos reunir para rezamos a novena de Natal a partir de um grupo que criamos para receber a visita da imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstat. Em uma conversa do grupo a Lorena sugeriu que fizéssemos a Novena de Natal, logo a Andreza confirmou que seria bom e eu prontamente já fiz uma programação dos dias e marcamos o início de Nossa Novena que é a primeira Novena de Natal no Condomínio Metrópole!!

Desde então nos reunimos em grupo de 11 ou as vezes até 18 pessoas e rezamos conforme sugerido no livro da Arquidiocese de Belo Horizonte.

É com grande amor que me propus a ser missionária aqui. E desde que começamos nossa Novena de Natal criamos laços de amizade, passamos a ter conhecimento e a viver o verdadeiro sentido do Natal. Através das partilhas conseguimos nos aprofundar nos temas, refletir mais sobre o evangelho e o nosso dia a dia. Paramos um pouco para orar em comunidade, aprendemos juntos como sermos mais cristãos, aumentamos nossa religiosidade e partindo daí daremos início a outros atos concretos de amor ao próximo e serviço a Deus. Montamos o nosso presépio dia a dia, conforme sugestão no livro da novena e cada dia ele ficava mais lindo!”

Confira também reportagens do Opinião e Notícias sobre a Novena de Natal em famílias e comunidades:

Novena de Natal une comunidades da Igreja Santo Antônio, na Paróquia de Todos os Santos

Novena de Natal: uma família que reza unida



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH