Nova trincheira na Av. Cristiano Machado é apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor, acompanhado dos profissionais à frente da edificação da Catedral Cristo Rei conheceram hoje o projeto conceitual da nova trincheira a ser construída no Vetor Norte da Capital Mineira, apresentado pelo prefeito Fuad Noman e sua equipe técnica. O importante e estratégico investimento da trincheira estará localizado em frente à Catedral Cristo Rei e à Estação Vilarinho e próxima a um hospital e faculdade, de modo a contribuir no melhoramento do trânsito em um trecho de alta densidade de veículos e circulação de pessoas. A expectativa é que a obra traga expressivo impacto positivo para a mobilidade urbana, especialmente no trajeto que liga o centro da cidade ao Vetor Norte. A nova trincheira da Avenida Cristiano Machado irá beneficiar pontos que hoje recebem grande fluxo de pessoas, como a Catedral Cristo Rei- Igreja-Mãe da Arquidiocese de BH, o Centro Administrativo de Minas Gerais e o Aeroporto Internacional, em Confins, com impacto tanto para os moradores da cidade, quanto para fiéis, visitantes e peregrinos, para o tráfego de negócios e turismo.

Estudos da engenharia de tráfego da Prefeitura de Belo Horizonte estimam que após a construção da trincheira da Avenida Cristiano Machado o tempo de deslocamento do centro da cidade ao aeroporto de Confins será reduzido em 20 minutos.

O projeto da obra prevê uma transposição de níveis entre o Shopping e a Catedral Cristo Rei. Assim, a área em frente a Igreja-Mãe será composta por um boulevard, com jardins e área de convivência, para dinâmica segura na locomoção dos pedestres neste trecho.

A licitação da obra deve ocorrer já no mês de setembro com expectativa de início da construção ainda em 2024.