Nota de solidariedade pelo falecimento do patriarca da Igreja Siran de Antioquia

A Arquidiocese de Belo Horizonte manifesta pesar e solidariedade pelo falecimento do patriarca da Igreja Siran Ortodoxa de Antioquia e de todo o Oriente, Moram Mor Ignacio Zakka I Iwas. E oferece suas preces, na pessoa de seu Arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, referencial para os católicos de rito oriental, no Brasil.

O patriarca Moram morreu nessa sexta-feira, dia 21 de março, na Alemanha, em consequência de ataque cardíaco, enquanto se recuperava de uma cirurgia feita no coração, segundo informações do arcebispo e presidente da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil, dom Leolino Gomes Neto. O sepultamento será na Catedral de São Pedro e São Paulo, na cidade de Damasco, na Síria, em data ainda a ser definida. O patriarca ocupava a 122ª posição na sucessão petrina na Sé de Antioquia. Em razão da instabilidade política na Síria, passou a residir no Líbano.