Nota de solidariedade pelo falecimento de dom Vicente Joaquim Zico

A Arquidiocese de Belo Horizonte manifesta solidariedade aos familiares e amigos de dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito de Belém (PA).  O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares e todo o clero da Arquidiocese está em oração.

Dom Vicente Joaquim Zico faleceu na tarde de segunda-feira, dia 4, aos 88 anos. Era natural da cidade de Luz (MG). Foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém (PA), em 5 de dezembro de 1980, pelo papa João Paulo II, exercendo o cargo até 1990, quando foi nomeado arcebispo e sucedeu dom Alberto Ramos. Permaneceu no cargo até 2004.

Em sua trajetória episcopal foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1987 a 1994; visitador apostólico dos seminários do regional Nordeste 2 e Nordeste 4; presidente e vice-presidente do regional Norte 2 e conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.