Nota de solidariedade aos familiares e amigos do padre Fernando Bastos de Ávila, falecido dia 6 de novembro

A Arquidiocese de Belo Horizonte expressa sua solidariedade aos familiares e amigos do padre Fernando Bastos de Ávila, falecido dia 6 de novembro, aos 92 anos, na Casa de Saúde Irmão Luciano Brandão, em Belo Horizonte.

Padre Fernando foi reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e  membro da Comissão Pontifícia de Justiça e Paz. Desde 1997,  ocupava a cadeira número 15 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Doutor em Ciências Políticas e Sociais, destacou-se pela sabedoria com que ensinava a Doutrina Social da Igreja. Em 1955, criou, na PUC-Rio a Escola de Sociologia, Política e Economia.  Segundo nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sua biografia atesta a fidelidade de seu amor a Cristo e à Igreja no exercício de um longo e frutuoso ministério presbiteral.