Nota de Solidariedade ao povo de Mariana

Dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte manifestam solidariedade a toda população de Mariana(MG),  especialmente, às famílias do distrito de  Bento Rodrigues, atingidas pelo grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 5 de novembro.

A Arquidiocese de Belo Horizonte também se solidariza e se une em oração ao arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio, e a todos sacerdotes e religiosos da Arquidiocese de Mariana.

Que Nossa Senhora da Piedade cubra com seu manto de amor e proteção todos os familiares das vítimas e os desabrigados.

Leia também a nota do Regional Leste 2 da CNBB:

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de sua Presidência, reafirma a “Nota da Arquidiocese de Mariana sobre a tragédia em Bento Rodrigues”.

Manifestamos a preocupação de todo o Regional em relação à atuação das mineradoras nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Não é a primeira vez que fatos alarmantes como esse vêm acontecendo, ceifando vidas, além de destruir, indiscriminadamente, a “casa comum”, o meio ambiente.

O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, nº 25, diz: “Infelizmente, verifica-se uma indiferença geral perante estas tragédias, que estão acontecendo agora mesmo em diferentes partes do mundo. A falta de reações diante destes dramas dos nossos irmãos e irmãs é um sinal da perda do sentido de responsabilidade pelos nossos semelhantes, sobre o qual se funda toda a sociedade civil”.

Esperamos que as autoridades investiguem essa tragédia em conformidade com a lei, apontem os responsáveis, socorram as vítimas e promovam soluções preventivas para que não ocorram mais dramas desse tipo, que tiram vidas e geram danos irreversíveis à natureza.

Expressamos nossa proximidade orante e nossa solidariedade para a população atingida e votos de que a justiça seja feita para que novas catástrofes não venham a acontecer em nosso meio.

Belo Horizonte, 6 de novembro de 2015.

Presidência do Regional Leste da CNBB

Dom Paulo Mendes Peixoto