O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares, sacerdotes, diáconos e demais evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte se unem em oração e solidariedade aos familiares e amigos do padre Alcides Raimundo dos Santos, SSCC, que faleceu neste sábado, 11 de junho.
Padre Alcides nasceu em Ouro Preto, no distrito de Glaura, e ainda pequeno se mudou para Belo Horizonte. Aos 21 anos, entrou para o noviciado da Congregação dos Sagrados Corações, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1963. Passou a servir, como capelão, o Instituto São Rafael, que acolhe pessoas com deficiência visual em Belo Horizonte. Depois, seguiu em missão para Formosa, em Goiás, onde foi ecônomo e reitor do Seminário, além de responsável pela Pastoral Rural. Regressou para Belo Horizonte em 1979, tornando-se vigário paroquial da Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque (bairro Jardim Montanhês). A partir de 1994, dedicou-se à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Damião de Molokai (bairro Jardim Alvorada), onde exerceu o ministério de pároco até se tornar emérito, aos 80 anos de idade. O presbítero passou a residir na comunidade da Casa Provincial da Congregação dos Sagrados Corações, que fica no bairro Padre Eustáquio, e continuou a evangelizar, especialmente a partir das redes sociais, exercendo o seu ministério até ser chamado por Deus.
Agora, padre Alcides dos Santos encontra o seu descanso, sendo acolhido pela Mãe Maria, Nossa Senhora da Piedade, que o conduz à infinita misericórdia de Deus.
Informações sobre velório e sepultamento
Das 9h às 11h – velório na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Damião de Molokai (Rua Flor de Vidro, 301, bairro Jardim Alvorada, Belo Horizonte)
Das 11h30 às 13h30 – velório no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz (Rua Riachuelo, 1250, bairro Padre Eustáquio). Às 13h30 será celebrada a Eucaristia.
15h30 – sepultamento no Cemitério da Paz (Av. Presidente Carlos Luz, 850, Alto Caiçaras)