Nota de falecimento – Dom Estêvão Cardoso de Avelar, Bispo Emérito da Diocese de Uberlândia

É com pesar que comunicamos o falecimento do Bispo Emérito da Diocese de Uberlândia, Dom Estevão Cardoso de Avelar, OP, na madrugada desta quinta-feira, 03, vítima de falência múltipla de órgãos.

O corpo está sendo velado na Catedral Santa Teresinha, na praça Tubal Vilela, s/n, no centro de Uberlândia (MG) com missas a cada duas horas e recitação do terço nos intervalos. A missa solene será às 20h, seguida de sepultamento na cripta da Catedral.

A Arquidiocese de Belo Horizonte manifesta sua solidariedade aos familiares e parentes de Dom Estevão Cardoso de Avelar, ao bispo Dom Paulo Francisco, e à Diocese de Uberlândia.

Dom Estevão nasceu em Três Corações (MG) em 04 de novembro de 1917; foi ordenado padre em 06 de outubro de 1946; bispo em 26 de setembro de 1971. Ele foi bispo titular da Diocese de Uberlândia de 1978 a 1992. Seu lema era “Amou-os até o fim”. Antes de bispo, Dom Estevão foi mestre de noviços; prior do Convento de Belo Horizonte (MG); prior do Convento do Rio de Janeiro (RJ); mestre de Estudantes do Convento de São Paulo (SP). Como bispo, ele atuou em Marabá (PA), Conceição do Araguaia (PA), Diocese de Uberlândia (MG) e vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB.