A Igreja no Brasil se despede da Irmã Maria Alba Vega, fsp

O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares, sacerdotes, diáconos, consagrados, consagradas e evangelizadores leigos da Arquidiocese de Belo Horizonte se unem em oração e solidariedade pelo falecimento da Irmã Maria Alba Vega Garcia – a Irmã Alba. Religiosa da Congregação das Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas – Ir. Alba, por muitos anos, coordenou a assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dedicou-se à Igreja em diferentes regionais da CNBB. Também esteve à frente de muitos trabalhos de comunicação sob os cuidados das Irmãs Paulinas, mais recentemente exerceu a coordenação da tradicional Revista Família Cristã, em São Paulo.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, Irmã Alba teve duas passagens marcantes. Nos anos 1980, contribuiu significativamente com a comunicação arquidiocesana, dedicando-se ao semanário Jornal de Opinião. Formou-se em Comunicação na PUC Minas. Depois, seguiu em missão para servir a Igreja na CNBB, nos anos de 1990. Missionariamente, percorreu o Brasil e, a partir do carisma das Irmãs Paulinas, evangelizou a partir da comunicação. Publicou livro dedicado ao Dia Mundial das Comunicações, obra pioneira com reflexões sobre a comunicação na Igreja, à luz do Concílio Vaticano II. Regressou à Arquidiocese de Belo Horizonte neste terceiro milênio, em 2011, para articular a Pastoral da Comunicação. Permaneceu na Arquidiocese até 2016, quando novamente, em Missão, assumiu novo compromisso: a coordenação da Revista Família Cristã.

O arcebispo dom Walmor se recorda, com gratidão, da Ir. Maria Alba, ressaltando a sua dedicação à Igreja. “Unidos em solidariedade, suplicamos a Deus que acolha Ir. Maria Alba, dando-lhe o descanso eterno. Ir. Alba foi evangelizadora exemplar. A partir do carisma das Irmãs Paulinas, muito trabalhou para fortalecer a comunicação da Igreja no Brasil. Nosso agradecimento à sua importante contribuição, presença fraterna e evangelizadora. A sua vida foi sempre marcada pela oferta à Igreja.”

A seguir, uma entrevista realizada pela TV Horizonte com a Ir. Maria Alba