Nota de esclarecimento aos fiéis de Esmeraldas (MG)

Orientamos atenção com anúncios de pessoas que se passam por sacerdotes oferecendo para celebrar casamentos em diferentes lugares. Apesar de usarem vestes que podem se assemelhar aos paramentos litúrgicos de nossos padres, essas pessoas não têm o reconhecimento da Igreja Católica e não estão em comunhão com o Papa Francisco.

Com intenções muitas vezes questionáveis, esses cidadãos que se dizem “padres” integram confissões religiosas com nomes que também se assemelham ao da Igreja Católica, mas não são reconhecidas pelo Vaticano. Consequentemente, não fazem parte da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Por isso, é importante destacar: as cerimônias organizadas por essas denominações religiosas, ou celebradas por quem as integra, não são reconhecidas pela Igreja Católica guiada pelo Papa Francisco.

Recentemente, tivemos a informação sobre celebrações de casamentos em sítios e outros lugares semelhantes realizadas por um cidadão que se apresenta como “padre” de uma instituição religiosa chamada “Igreja Católica Carismática”, com sede em Esmeraldas. Esclarecemos: esse cidadão não é sacerdote da Igreja Católica e a instituição que diz representar não faz parte da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Pedimos aos fiéis que procurem se informar sobre nossas comunidades de fé no catálogo de paróquias ou por meio do número de telefone 3269-3100.