#NossaHistóriaNasComunidades: Paróquia Santa Efigênia (Nova Lima) – 34 anos Proclamando a Palavra

No dia 18 de junho de 1987, os fiéis da igreja dedicada a Santa Efigênia, no bairro dos Cristais, em Nova Lima,  celebraram com grande alegria, emoção e expectativa, o novo título de  Matriz da  Paróquia de Santa Efigênia. Até aquela data, a comunidade de fé era vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

Preparar a acolhida do primeiro pároco foi motivo de tanta  expectativa que os fiéis não se contentaram em esperar, na igreja, a chegada do padre Célio da Silva Diniz . Seguiram para a rodovia ao encontro do sacerdote, que seguiu para a igreja ao lado dos fiéis.

Foram muitos os desafios superados com fé e alegria até a construção da nova matriz.  As celebrações da Paróquia – Missas, Batizados, Casamentos  – ainda reuniam os fiéis na pequena igreja, que necessitava de reformas. Padre Célio partiu para uma nova missão sem ver  concluído o templo que havia sonhado junto com todo povo da região, deixando saudades  e, como afirmam os mais antigos, “uma igrejinha construída no coração de cada um”.

O novo e dedicado pároco, padre padre José Coelho Cabral, logo conquistou a comunidade  com seu jeito manso, humilde, paciente e observador. Foi ele que, com a ajuda de todos , construiu a nova igreja matriz e trabalhou para a  formação de várias comunidades, dando assistência espiritual a todas elas.

Padre José Coelho Cabral permaneceu na Paróquia Santa Efigênia por sete anos, sendo sucedido pelos párocos: padre Márcio Nicolau da Silva, padre André Eric , padre  José Pedro Mol, padre Antônio Roberto e padre Fernando Geraldo da Silva – atual pároco.

As comunidades de fé da Paróquia Santa Efigênia, em Nova Lima, celebram neste ano de 2021 , o Jubileu de Oliveira – 34 anos Proclamando a Palavra – em sintonia com o Jubileu Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Nossa história nas comunidades”

A Arquidiocese de Belo Horizonte está contando a sua história a partir da sua rede de comunidades de fé. Para essa missão, pede a ajuda de seus evangelizadores, especialmente dos padres, profissionais das secretarias paroquiais e agentes da Pastoral de Comunicação. O objetivo é reunir um acervo com fotos e outros registros que testemunhem a história de cada comunidade paroquial. Podem ser registros fotográficos de eventos especiais, de evangelizadores marcantes, ou mesmo cartas e mensagens que ajudem a apresentar a história das comunidades paroquiais.

A iniciativa busca resgatar imagens, textos e outros registros que estão nos arquivos das paróquias e comunidades de fé. Preciosidades que merecem ser mais conhecidas por todos, pelo valor histórico e afetivo. Vamos publicar esse tesouro nas redes sociais, sites e meios de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O endereço de e-mail para nos enviar os registros de sua comunidade paroquial é: imprensa@arquidiocesebh.org.br.

Importante detalhar, em breve texto, o histórico do registro que está sendo partilhado.