A Paróquia Nossa Senhora do Carmo foi elevada a Santuário Arquidiocesano durante Celebração Eucarística que emocionou fiéis e peregrinos de Betim, na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, quando também se celebra a Festa de Nossa Senhora do Carmo. A Missa que marcou a criação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo foi presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada por dom Nivaldo, por dom José Otacio além e padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).
Dom Walmor sublinhou que a importância de um Santuário é se tornar um grande centro de espiritualidade. “Um santuário mariano é uma especial escola do Evangelho da qual precisamos para seguir Jesus Cristo, com autenticidade, sendo testemunhas da fé e ajudando o mundo a ser melhor”. O Arcebispo ressaltou que a missão de um santuário é “aumentar e fortalecer a peregrinação criando a consciência no coração de cada um de nós, que somos peregrinos de esperança e estamos a caminho do Reino de Deus.”
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo
O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo é lugar de especial devoção, desde o século 18, quando a primeira capela foi edificada na região. Nesta quarta-feira, dia 16, haverá programação ao longo de todo o dia e durante a procissão, às 18h, fiéis irão carregar um escapulário de 150 metros. O escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sacramental muito antigo da Igreja, que recorda aos fiéis a proteção e devoção a Nossa Senhora do Carmo.
O novo Santuário já reúne peregrinos, visitantes e fiéis em um espaço que agrega a fé, espiritualidade e lazer. No caminho entre o Santuário e a Ermida de Nossa Senhora do Carmo, será inaugurada a via das Sete Alegrias de Maria, um caminho de peregrinação e reflexões para os cristãos. O Santuário se prepara ainda para receber novo velário e também espaços de lazer e devoção.
Devoção centenária
O conjunto arquitetônico do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo abriga duas igrejas. A atual Matriz Nossa Senhora do Carmo foi edificada na década de 1960. A antiga capela, do século 18, construída pelos primeiros habitantes da cidade de Betim e ampliada no século 19, tendo sido demolida em 1969. Trinta anos depois, em 1999, foi inaugurado, na Praça Milton Campos, onde ficava a igreja histórica, um memorial. Depois, em 2022, no mesmo local, foi construída a Ermida Nossa Senhora do Carmo, também na Praça Milton Campos, como forma de resgatar a história da primeira capela da cidade e uma das primeiras referências da fé católica no território de Betim.
Acompanhe alguns momentos desta Celebração: