Nossa Senhora das Graças é tema da Live Geração Santa

O 10º episódio da Live Geração Santa foi dedicado à história de devoção a Nossa Senhora das Graças e sua presença na vida dos jovens.

O padre Ronaldo Teixeira Brito, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Lagoa Santa, afirmou que um dos grandes desafios para os jovens nos dias de hoje é a modernidade. “O jovem pode viver no mundo, mas não precisa compactuar com as coisas do mundo. Maria, por exemplo, em sua época, vivenciou a perseguição a seu filho, mas em nenhum momento cedeu a caprichos, porque ela sabia da sua missão como mãe”, disse.

Os jovens Mariana Carlos Soares, catequista da crisma e ministra extraordinária da comunhão eucarística, e João Victor Marques Costa, catequista e ministro da Pastoral da Música, também partilharam sobre suas experiências de fé e devoção a Nossa Senhora das Graças.

Clique aqui e assista ao 10º episódio da Live Geração Santa.

Nossa Senhora das Graças

A devoção a Nossa Senhora das Graças começou em 1830 com as aparições da Virgem Maria à Santa Catarina Labouré, freira do convento das Filhas da Caridade. Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.

primeira aparição aconteceu na noite do dia 18 de julho de 1830, quando Nossa Senhora revela à Santa Catarina grandes calamidades e perseguições que aconteceriam na França. A segunda aparição foi  no dia 27 de novembro de 1830, quando se formou um quadro oval do alto, no qual estava escrito:

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos

Medalha Milagrosa

A Virgem Maria pediu que fossem cunhadas medalhas, conforme as visões concedidas a Santa Catarina. A devoção à Nossa Senhora das Graças e a “Medalha Milagrosa”, como ficou popularmente conhecida entre os povos, espalhou-se rapidamente, bem como os milagres e prodígios, conforme prometeu a Virgem Maria àqueles que usarem a sua medalha.

Terceira Aparição

Em dezembro de 1830, a Virgem Maria aparece pela terceira vez, apresentando a Santa Catarina os mesmos raios luminosos, dessa vez junto ao tabernáculo, e pede para  cunhar a medalha.

Nossa Senhora das Graças é invocada em todo o mundo

Desde o ano de 1830, a invocação “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” é pronunciada várias vezes por cristãos no mundo todo. Em 8 de dezembro de 1854, Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição.

Em 1894, Papa Leão XIII concede a todas as Dioceses da França a festa na Manifestação da Virgem Imaculada, chamada de “Medalha Milagrosa”, a ser celebrada no dia 27 de novembro. Em julho de 1897, Papa Leão XIII, por meio de seu legado, coroou solenemente a imagem da Medalha Milagrosa.

Live Geração Santa

A partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live “Geração Santa” se dedica a um santo a cada mês, para refletir como os santos vivenciariam a juventude nos dias de hoje, com quais valores e princípios da vida contemporânea dialogariam e como o exemplo de vida e santidade deles pode ajudar a vivência cristã dos jovens nos dias atuais.

Os encontros são transmitidos, ao vivo, pelos  Canais do  Youtube Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Veja os episódios da Live Geração Santa: