“Nossa história nas comunidades”: paróquias compartilham valiosos registros históricos no centenário da Arquidiocese

Já na primeira semana da campanha “Nossa história nas comunidades”, paróquias abraçam a iniciativa e compartilham importantes registros de suas histórias, capítulos especiais na caminhada centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Da Paróquia Santo Antônio, de Venda Nova, entre os muitos registros partilhados, está esta foto de padre Pedro Pinto, reconhecido por sua bondade. A principal rua de Venda Nova recebe o nome do sacerdote que, se estivesse vivo, teria 133 anos. Padre Pedro Pinto esteve à frente dos trabalhos de evangelização da Paróquia por quase 30 anos.

De outro extremo da Capital Mineira, na Região do Barreiro, veio este importante registro. Trata-se do folheto da Festa de Instalação da Paroquia São José e São Gabriel Passionista – a igreja matriz fica no bairro Milionários.

Este registro, de 1935, é da bênção da pedra fundamental da Capela Santo Antônio, bairro São Salvador. As comunidades de fé na região, com o passar do tempo, se fortaleceram e, em 1977,  foi instalada a Paróquia Santo Antônio, do bairro São Salvador.

Nossa história nas comunidades

A Arquidiocese de Belo Horizonte vai contar a sua história a partir da sua rede de comunidades de fé. Para essa missão, pede a ajuda de seus evangelizadores, especialmente dos padres, profissionais das secretarias paroquiais e agentes da Pastoral de Comunicação. O objetivo é reunir um acervo com fotos e outros registros que testemunhem a história de cada comunidade paroquial. Podem ser registros fotográficos de eventos especiais, de evangelizadores marcantes, ou mesmo cartas e mensagens que ajudem a apresentar a história das comunidades paroquiais.

A iniciativa busca resgatar imagens, textos e outros registros que estão nos arquivos das paróquias e comunidades de fé. Preciosidades que merecem ser mais conhecidas por todos, pelo valor histórico e afetivo. Vamos publicar esse tesouro nas redes sociais, sites e meios de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O endereço de e-mail para nos enviar os registros de sua comunidade paroquial é: imprensa@arquidiocesebh.org.br.