Nossa História nas Comunidades: Paróquia São Sebastião, General Carneiro, Sabará

Um capítulo especial na história da Paróquia São Sebastião, bairro General Carneiro, em Sabará, é a vocação do padre Lázaro Pereira Crispim, falecido em 2011. A Paróquia foi criada no dia 27 de janeiro de 1960 e reúne cinco comunidades: Sagrado Coração de Jesus, São José Operário, Santa Rita, Cristo Luz e Nossa Senhora Aparecida.  Os evangelizadores da região se recordam com muito carinho de uma  etapa especial na trajetória da comunidade paroquial, inaugurada com a presença missionária do padre Lázaro.

O sacerdote dedicou todo o seu ministério à Paróquia, onde coordenou os trabalhos pastorais por 19 anos, desde a sua ordenação até ser nomeado pároco emérito. O despertar para a vida sacerdotal ocorreu já na maturidade. Padre Lázaro, nascido em 1932, por muitos anos evangelizou em diferentes lugares, sendo religioso missionário da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada (Pavonianos). Aos 50 anos, o chamado de Deus falou mais alto e, acolhido no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), passou pelas etapas de formação até ser ordenado sacerdote, no dia 1º de maio de 1991, com quase 60 anos de idade. “O dia mais feliz da minha vida foi a data de minha ordenação sacerdotal”, disse o padre Lázaro, em carta dirigida à comunidade da Paróquia São Sebastião, de Sabará, redigida em 2006.

Aos que olham com preconceito para os idosos, a presença do sacerdote na Paróquia São Sebastião ensina: os limites da idade podem ser vencidos quando a luz da fé brilha forte no coração. Na Paróquia São Sebastião estão as marcas dos 19 anos de vida sacerdotal do padre Lázaro, recordado com muito carinho pelos fiéis. O sacerdote investiu no fortalecimento do Povo de Deus. “Depois de estruturar as pastorais, movimentos e grupos, passei a me preocupar com a igreja-templo. Com o apoio dos paroquianos, conseguimos reformar todas as capelas”, detalha o presbítero na carta.

Pouco antes de completar 20 anos de vida sacerdotal, no dia 24 de abril de 2011, padre Lázaro foi para a morada de Deus. Deixou a marca de sua presença missionária na Paróquia São Sebastião, de General Carneiro, tornando-se presença forte e permanente no coração das comunidades de fé.

Nossa história nas comunidades

A Arquidiocese de Belo Horizonte vai contar a sua história a partir da sua rede de comunidades de fé. Para essa missão, pede a ajuda de seus evangelizadores, especialmente dos padres, profissionais das secretarias paroquiais e agentes da Pastoral de Comunicação. O objetivo é reunir um acervo com fotos e outros registros que testemunhem a história de cada comunidade paroquial. Podem ser registros fotográficos de eventos especiais, de evangelizadores marcantes, ou mesmo cartas e mensagens que ajudem a apresentar a história das comunidades paroquiais.

A iniciativa busca resgatar imagens, textos e outros registros que estão nos arquivos das paróquias e comunidades de fé. Preciosidades que merecem ser mais conhecidas por todos, pelo valor histórico e afetivo. Vamos publicar esse tesouro nas redes sociais, sites e meios de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O endereço de e-mail para nos enviar os registros de sua comunidade paroquial é: imprensa@arquidiocesebh.org.br.